Operação da PF desmonta esquema de falsificação de documentos no Espírito Santo
Ação mira coleta de provas e materiais usados no esquema

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (28), a Operação DOC.COM para investigar um esquema de falsificação e comércio ilegal de documentos públicos e particulares. Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na Serra, com o objetivo de recolher provas e identificar a extensão da fraude.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDurante a ação, a equipe apreendeu computadores, mídias, impressoras e outros equipamentos usados na produção dos documentos falsos. Além disso, os policiais acessaram dados armazenados em dispositivos eletrônicos para aprofundar a análise do material coletado.
Leia também: Ação conjunta investiga fraude no café em Guaçuí e outros municípios
As diligências começaram após a prisão em flagrante de um suspeito ligado ao esquema. Esse detido revelou detalhes da estrutura utilizada para fabricar documentos fraudulentos mediante pagamento.
Segundo a PF, o grupo produzia históricos escolares, certificados, atestados e laudos médicos, carteiras de vacinação, carteiras de trabalho digitais com vínculos fictícios, contracheques e certidões negativas, entre outros registros falsificados.
A investigação também verifica o uso de softwares e sistemas digitais para viabilizar a fraude e apura o possível prejuízo causado a órgãos públicos e instituições privadas.
A Polícia Federal segue analisando o material apreendido e ampliando o mapeamento dos envolvidos.