Geral

Operação da PF desmonta esquema de falsificação de documentos no Espírito Santo

Ação mira coleta de provas e materiais usados no esquema

Operação da PF - Polícia federal sentando em uma mesa analisando documentos, com um celular na mão. - Operação da PF
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (28), a Operação DOC.COM para investigar um esquema de falsificação e comércio ilegal de documentos públicos e particulares. Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na Serra, com o objetivo de recolher provas e identificar a extensão da fraude.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Durante a ação, a equipe apreendeu computadores, mídias, impressoras e outros equipamentos usados na produção dos documentos falsos. Além disso, os policiais acessaram dados armazenados em dispositivos eletrônicos para aprofundar a análise do material coletado.

Leia também: Ação conjunta investiga fraude no café em Guaçuí e outros municípios

As diligências começaram após a prisão em flagrante de um suspeito ligado ao esquema. Esse detido revelou detalhes da estrutura utilizada para fabricar documentos fraudulentos mediante pagamento.

Segundo a PF, o grupo produzia históricos escolares, certificados, atestados e laudos médicos, carteiras de vacinação, carteiras de trabalho digitais com vínculos fictícios, contracheques e certidões negativas, entre outros registros falsificados.

A investigação também verifica o uso de softwares e sistemas digitais para viabilizar a fraude e apura o possível prejuízo causado a órgãos públicos e instituições privadas.

A Polícia Federal segue analisando o material apreendido e ampliando o mapeamento dos envolvidos.

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.