Prointec destaca cultivo de abacate e traz especialista referência ao ES
O evento, realizado gratuitamente na quadra de esportes do bairro Nicolau de Vargas, reunirá produtores, técnicos e especialistas

O cultivo de abacate será um dos destaques do Prointec – Agricultura In Foco, que acontece em Conceição do Castelo nos dias 10 e 11 de dezembro. O evento, realizado gratuitamente na quadra de esportes do bairro Nicolau de Vargas, reunirá produtores, técnicos e especialistas para aprofundar conhecimentos sobre o cultivo da fruta no Espírito Santo. As inscrições serão realizadas no dia do evento e haverá emissão de certificados.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA engenheira agrônoma, pesquisadora e consultora na cultura do abacateiro, Tatiana Cantuarias-Avilés, ministrará duas palestras dedicadas ao desenvolvimento de pomares produtivos. Os temas abordados serão: “Planejamento e implantação de pomares de abacate” e “Principais tratos culturais na produção comercial de abacates”. Com formação acadêmica no Chile, Israel e Brasil, ela atua em diversos estados brasileiros apoiando a indústria do abacate em todas as etapas da produção.
Leia também: Prointec vai debater futuro da fruticultura em Conceição do Castelo
Além disso, Tatiana integra o Núcleo de Pesquisas Aplicadas em Abacateiros da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), onde participa do planejamento e execução de estudos que envolvem práticas fitotécnicas e manejo de variedades brasileiras, incluindo a ‘Hass’. Esse trabalho oferece subsídios para aprimorar técnicas e orientar produtores.
Cultivo de abacate será tema do Prointec
No Prointec, Tatiana vai apresentar o potencial produtivo do abacateiro e reforçar a importância do planejamento adequado para o cultivo do abacate. “Vamos abordar a importância de fazer o preparo da área que condiz com a condição e que garanta a sobrevivência longa dos abacateiros”, explica. Segundo ela, o processo exige análise criteriosa do solo, clima e topografia, além da definição correta de variedades e espaçamentos. “E nesse planejamento, primeiro analisamos a condição de solo, o clima, a topografia do local de plantio e conforme isso adequamos as variedades dos espaçamentos ideais para essas condições do local”, completa.
Em seguida, a especialista destaca que a qualidade das mudas será outro ponto central para o cultivo de abacate. No entanto, ela ressalta que o preparo adequado, o momento correto de plantar e a proteção das mudas após o plantio fazem grande diferença no desempenho das plantas. “As mudas de abacateiros, diferente de outras frutas, são bem sensíveis a estresses ambientais, como a falta de água, a falta de fertilidade no solo e a falta de adubação nos primeiros dois anos”, afirma. Para ela, os cuidados iniciais são determinantes para garantir até 30 safras consecutivas.
Inclusive, Tatiana reforça ainda que o objetivo das palestras é orientar a formação de pomares com alto potencial produtivo, viáveis economicamente e duradouros. “Vamos aportar conhecimentos específicos para abacateiros que são desconhecidos para a maior parte das pessoas que pretendem plantar abacate, por causa de não ter um bom planejamento e considerações antes de plantar é que se perdem tantos pomares”, ressalta.
Produção comercial
Portanto, na segunda palestra, o foco será a produção comercial e os principais tratos culturais. De acordo com a engenheira agrônoma, ainda existe falta de informações técnicas confiáveis sobre a cultura no Brasil. “Tem muitas pessoas dando recomendações que não condizem com a realidade dessa cultura. Principalmente hoje nas redes sociais divulgam-se muitas falácias, muitas mentiras e isso leva a perda de plantas”, afirma. Assim, ela apresentará orientações sobre preparo do solo, manejo de coberturas, adubação, irrigação, poda, manejo fitossanitário e colheita, sempre com foco no controle integrado de pragas e doenças.
Por fim, o Prointec – Agricultura In Foco conta com a realização do Instituto de Inovação e Empreendedorismo do Espírito Santo e apoio do Governo do Estado, Secti, MCI, Inova POP, Fapes, Prefeitura de Conceição do Castelo, Câmara de Vereadores e Instituto Sustentabilidade Brasil.
Confira a programação completa!
Quarta-feira (10/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 9h – Novas cultivares de porta enxertos e copas para citricultura (Palestrante: Dimmy Hellen – Embrapa – Mandioca e Fruticultura)
- 9h40 – Manejo de pragas e doenças (Palestrante: Fabrício e Priscila – Incaper CPDI Sul)
- 10h20 – Colheita, beneficiamento e pós-colheita, janelas de mercado e comercialização na entressafra (Palestrante: Girlaine – Incaper – CPDI Serrano)
- 11h – Técnicas de raleio e poda (Palestrante: Geis Ferreira Neves – Incaper)
- 11h40 – A importância do cooperativismo e do mercado no cultivo da ponkan (Palestrante: Davi Dutra de Barcelos – presidente Unicafes)
- 12h20 – Sorteio de brindes
- 12h30 – Intervalo almoço
- 13h – Abertura oficial
- 14h – A importância da Nota Fiscal Fácil (NFF) para o município de Conceição do Castelo (Palestrante: Francisco Costa de Andrade- secretário de Finanças)
- 14h40 – Manejo reprodutivo para maximizar o melhoramento genético e a produtividade na pecuária de leite (Palestrante: Michele Ricieri Bastos – Incaper)
- 15h30 – Mesa redonda
- 16h – Sorteio de brindes aos participantes
Quinta-feira (11/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 8h30 – Planejamento e implantação de pomares de abacate (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 9h20 – Práticas de enxertia de abacateiro (Palestrante: Geís Ferreira Neves – Incaper)
- 10h – Principais tratos culturais na produção comercial de abacates (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 10h40 – Manejo de pragas e doenças do abacateiro (Palestrante: João Pedro Souza – Manhuaçu-MG)
- 11h20 – Mesa redonda
- 12h – Intervalo do almoço
- 13h30 – Oportunidades e inovação no cultivo do cacau (Palestrante: Jan Vitória – São Mateus)
- 14h30 – Produção de mudas e enxertia (Palestrante: Senária Silva – Senar)
- 15h30 – Mesa redonda
- 16h – Café Conilon – Cafeitura para montanha (Palestrante: João Felipe – Incaper CPDI Sul)
- 17h – Encerramento e sorteio de brindes aos participantes