Conceição do Castelo: doenças e pragas da tangerina ponkan ganham foco no Prointec
Para aprofundar o tema, a engenheira agrônoma Priscila Raiane Assunção de Andrade e o biólogo Fabrício Ângelo Gabriel conduzirão palestras voltadas às principais doenças e pragas

Conceição do Castelo, reconhecida como polo produtor de tangerina ponkan, terá a fitossanidade do cítrico como destaque no Prointec – Agricultura In Foco. O evento, que acontece nos dias 10 e 11 de dezembro, será realizado gratuitamente na quadra do bairro Nicolau de Vargas e reunirá produtores interessados em compreender melhor os fatores que afetam a produção. As inscrições serão realizadas no dia do evento e haverá emissão de certificados.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiPara aprofundar o tema, a engenheira agrônoma Priscila Raiane Assunção de Andrade e o biólogo Fabrício Ângelo Gabriel conduzirão palestras voltadas às principais doenças e pragas que comprometem o desempenho dos pomares. Priscila, pesquisadora do Incaper, possui ampla experiência em taxonomia clássica e molecular de fungos fitopatogênicos, além de atuar com diagnose e manejo químico e biológico de doenças que afetam culturas agrícolas e florestais.
Leia também: Prointec reunirá especialistas e produtores em Conceição do Castelo
Segundo ela, “a palestra abordará as doenças que afetam a tangerina Ponkan, especialmente aquelas que causam prejuízos econômicos à atividade e que, por esse motivo, demandam a adoção de estratégias de manejo para reduzir os impactos na produtividade e na qualidade dos frutos”. Dessa forma, os produtores terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre sintomas, prevenção e condutas adequadas.
Doenças tangerina ponkan
Além disso, Priscila ressalta que compreender os sinais das doenças na tangerina ponkan é essencial para agir no momento certo. “Esperamos que a discussão sobre os sintomas das principais doenças na tangerina, como a mancha marrom e a leprose dos citros, contribua para a detecção precoce dessas nos pomares. E, além da identificação das principais doenças, a palestra abordará estratégias que compõem o manejo integrado, o que é fundamental para uma citricultura mais sustentável”, afirma.
Aliás, ela reforça também a importância das mudas certificadas para evitar a entrada de pragas quarentenárias, como o greening, considerada uma das maiores ameaças à citricultura nacional.
Por isso, Priscila destaca que “a palestra tem potencial de contribuir para a manutenção de pomares com um adequado manejo fitossanitário e, consequentemente, para o fortalecimento da citricultura em Conceição do Castelo e nos demais municípios produtores de citros na região”.
Controle de pragas
No eixo voltado ao controle de pragas, o biólogo Fabrício Ângelo Gabriel, doutor em Ciências Biológicas e pesquisador do Incaper, abordará problemas recorrentes enfrentados pelos citricultores. Inclusive, sua experiência em entomologia, controle biológico e manejo fitossanitário sustenta a construção de estratégias mais sustentáveis para os agroecossistemas capixabas.
De acordo com ele, “na minha participação no Prointec, vou falar sobre as principais pragas que afetam a tangerina Ponkan, com destaque para dois problemas que merecem muita atenção do produtor: a mosca-das-frutas, responsável por danos diretos aos frutos, e o ácaro da leprose, que causa lesões e pode comprometer seriamente a produtividade. É muito importante para o produtor identificá-las e monitorá-las de forma simples no dia a dia”.
Portanto, Fabrício ressalta ainda que a mudança de visão na agricultura tem ampliado o uso de práticas sustentáveis. “Hoje, a agricultura vem avançando para uma visão mais sustentável e a ideia central é reforçar que o manejo de pragas e doenças não se resume ao uso de produtos químicos. Quando o produtor entende o comportamento das pragas e passa a acompanhar o pomar de perto, ele consegue agir no momento certo e com eficiência por meio de alternativas biológicas e culturais”, explica. Assim, medidas como manejo da vegetação, nutrição equilibrada das plantas e uso de controles biológicos reduzem significativamente a pressão das pragas.
Por fim, o pesquisador lembra que os desafios não se limitam a um único município. “Essa discussão é essencial não só para Conceição do Castelo, mas para toda a região. A dinâmica dessas pragas é compartilhada entre os municípios vizinhos, pois enfrentam praticamente os mesmos desafios. E quando a informação circula, todo o território ganha”, conclui.
Prointec – Agricultura In Foco
Portanto, o Prointec – Agricultura In Foco é realizado pelo Instituto de Inovação e Empreendedorismo do Espírito Santo, com apoio do Governo do Estado, Secti, Mobilização Capixaba pela Inovação, Inova POP, Fapes, Prefeitura de Conceição do Castelo, Câmara de Vereadores e Instituto Sustentabilidade Brasil.
Confira a programação completa!
Quarta-feira (10/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 9h – Novas cultivares de porta enxertos e copas para citricultura (Palestrante: Dimmy Hellen – Embrapa – Mandioca e Fruticultura)
- 9h40 – Manejo de pragas e doenças (Palestrante: Fabrício e Priscila – Incaper CPDI Sul)
- 10h20 – Colheita, beneficiamento e pós-colheita, janelas de mercado e comercialização na entressafra (Palestrante: Girlaine – Incaper – CPDI Serrano)
- 11h – Técnicas de raleio e poda (Palestrante: Geis Ferreira Neves – Incaper)
- 11h40 – A importância do cooperativismo e do mercado no cultivo da ponkan (Palestrante: Davi Dutra de Barcelos – presidente Unicafes)
- 12h20 – Sorteio de brindes
- 12h30 – Intervalo almoço
- 13h – Abertura oficial
- 14h – A importância da Nota Fiscal Fácil (NFF) para o município de Conceição do Castelo (Palestrante: Francisco Costa de Andrade- secretário de Finanças)
- 14h40 – Manejo reprodutivo para maximizar o melhoramento genético e a produtividade na pecuária de leite (Palestrante: Michele Ricieri Bastos – Incaper)
- 15h30 – Mesa redonda
- 16h – Sorteio de brindes aos participantes
Quinta-feira (11/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 8h30 – Planejamento e implantação de pomares de abacate (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 9h20 – Práticas de enxertia de abacateiro (Palestrante: Geís Ferreira Neves – Incaper)
- 10h – Principais tratos culturais na produção comercial de abacates (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 10h40 – Manejo de pragas e doenças do abacateiro (Palestrante: João Pedro Souza – Manhuaçu-MG)
- 11h20 – Mesa redonda
- 12h – Intervalo do almoço
- 13h30 – Oportunidades e inovação no cultivo do cacau (Palestrante: Jan Vitória – São Mateus)
- 14h30 – Produção de mudas e enxertia (Palestrante: Senária Silva)
- 15h30 – Mesa redonda
- 16h – Café Conilon – Cafeitura para montanha (Palestrante: João Felipe – Incaper CPDI Sul)
- 17h – Encerramento e sorteio de brindes aos participantes