Segurança

Polícia prende falso advogado suspeito de aplicar golpes em Guaçuí

Homem de 24 anos é acusado de enganar ao menos dez vítimas usando documentos falsos e número inexistente da OAB.

Foto feita em IA usada pelo golpista.

A Polícia Civil prendeu um falso advogado em Guaçuí nesta terça-feira (2). A equipe da Delegacia de Guaçuí cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 24 anos, suspeito de aplicar golpes e usar documentos falsos para enganar moradores do município. A ação também incluiu dois mandados de busca e apreensão.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

As investigações começaram no início de novembro. Contudo, os policiais descobriram que o suspeito se apresentava como advogado, mesmo sem possuir registro profissional. Ele usava um número inexistente da OAB e prometia defender vítimas em ações cíveis, trabalhistas e de trânsito. Segundo os autos, o prejuízo financeiro ultrapassa R$ 5 mil.

Leia também: Adolescente morre após ser atingido por eucalipto em Itapemirim

Para reforçar a fraude, o investigado produzia procurações com informações falsas, alterava decisões judiciais e criava convites adulterados para uma suposta solenidade de entrega de carteira da OAB. Além disso, ele usava um escritório jurídico conhecido no Centro de Guaçuí, o que aumentava a confiança das vítimas. Os proprietários do local relataram que também foram enganados.

Após o primeiro registro, outras nove pessoas procuraram a polícia em menos de um mês. Todas relataram o mesmo golpe. Mesmo após ser denunciado, o suspeito continuou retendo documentos e se negando a devolver valores cobrados durante a fraude.

Vítimas do falso advogado em Guaçuí

As vítimas também buscaram imediatamente a OAB de Guaçuí, que confirmou a falsidade do registro e destacou o prejuízo à imagem da instituição. Além disso, a Delegada Yasmin Neves Fassarella solicitou à Justiça a prisão preventiva, o bloqueio de valores e a apreensão dos materiais usados na prática criminosa. Por fim, o magistrado responsável autorizou todas as medidas.

Durante as buscas, os policiais localizaram diversas cópias de documentos, um RG original, notas promissórias com vencimento até 2026 e 30 procurações falsas. Além disso, encontraram convites adulterados para a suposta cerimônia da OAB.

Segundo a Polícia Civil, novas vítimas podem surgir, já que a quantidade de documentos apreendidos indica maior alcance da fraude. Além disso, as equipes seguem investigando outros possíveis crimes.

A instituição reforça o compromisso com a segurança pública e destaca a importância de denunciar casos de falsidade e exercício ilegal da profissão.

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.