Manejo reprodutivo será destaque do Prointec em Conceição do Castelo
O evento, que acontece gratuitamente na quadra de esportes do bairro Nicolau de Vargas, também discutirá outras culturas importantes, como cacau, abacate, café e tangerina ponkan

Conceição do Castelo vai receber mais um debate estratégico sobre o desenvolvimento rural. O Prointec – Agricultura In Foco colocará em pauta o manejo reprodutivo como ferramenta para ampliar a produtividade da pecuária leiteira nos dias 10 e 11 de dezembro. O evento, que acontece gratuitamente na quadra de esportes do bairro Nicolau de Vargas, também discutirá outras culturas importantes, como cacau, abacate, café e tangerina ponkan.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA médica veterinária Michele Ricieri Bastos, extensionista do Incaper, conduzirá a palestra “Manejo reprodutivo para maximizar o melhoramento genético e a produtividade na pecuária de leite”. Segundo ela, “falar sobre o tema é destacar a importância de adotar práticas e tecnologias que aumentem a eficiência reprodutiva do rebanho e acelerem o avanço genético”.
Leia também: Prointec vai aprofundar produção de cacau em Conceição do Castelo
Além disso, Michele explica que “o manejo reprodutivo bem conduzido, aliado ao uso de ferramentas como a inseminação artificial e a produção in vitro de embriões (PIVE), permite uma seleção mais assertiva de matrizes e touros, elevando significativamente a qualidade genética das futuras vacas do rebanho”. Dessa forma, o produtor consegue formar um plantel mais eficiente, com maior produtividade e menor custo por litro de leite.
Manejo reprodutivo
No entanto, ela ressalta ainda que o objetivo da palestra no Prointec é “evidenciar caminhos práticos para melhorar o manejo reprodutivo e inserir tecnologias acessíveis aos sistemas de produção de leite locais, especialmente aqueles baseados na agricultura familiar”. Conforme destaca, os benefícios esperados incluem aumento da produção mesmo em propriedades pequenas, redução das perdas reprodutivas e formação de animais mais adaptados ao clima e ao relevo da região.
Atualmente, os produtores de leite do Espírito Santo contam com ações de apoio promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (SEAG). Aliás, entre essas iniciativas, estão os programas de incentivo à produção e conservação de forragens — essenciais no período seco — e o Programa de Embriões PIVE, que tem fortalecido o melhoramento genético dos rebanhos capixabas.
Prointec – Agricultura In Foco
Por fim, o Prointec – Agricultura In Foco é realizado pelo Instituto de Inovação e Empreendedorismo do Espírito Santo, com apoio do Governo do Estado, Secti, Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), Inova POP, Fapes, Prefeitura e Câmara Municipal de Conceição do Castelo, além do Instituto Sustentabilidade Brasil.
Confira a programação completa!
Quarta-feira (10/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 9h – Novas cultivares de porta enxertos e copas para citricultura (Palestrante: Dimmy Hellen – Embrapa – Mandioca e Fruticultura)
- 9h40 – Manejo de pragas e doenças (Palestrante: Fabrício e Priscila – Incaper CPDI Sul)
- 10h20 – Colheita, beneficiamento e pós-colheita, janelas de mercado e comercialização na entressafra (Palestrante: Girlaine – Incaper – CPDI Serrano)
- 11h – Técnicas de raleio e poda (Palestrante: Geis Ferreira Neves – Incaper)
- 11h40 – A importância do cooperativismo e do mercado no cultivo da ponkan (Palestrante: Davi Dutra de Barcelos – presidente Unicafes)
- 12h20 – Sorteio de brindes
- 12h30 – Intervalo almoço
- 13h – Abertura oficial
- 14h – A importância da Nota Fiscal Fácil (NFF) para o município de Conceição do Castelo (Palestrante: Francisco Costa de Andrade- secretário de Finanças)
- 14h40 – Manejo reprodutivo para maximizar o melhoramento genético e a produtividade na pecuária de leite (Palestrante: Michele Ricieri Bastos – Incaper)
- 15h30 – Mesa redonda
- 16h – Sorteio de brindes aos participantes
Quinta-feira (11/12)
- 8h – Recepção dos participantes
- 8h30 – Planejamento e implantação de pomares de abacate (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 9h20 – Práticas de enxertia de abacateiro (Palestrante: Geís Ferreira Neves – Incaper)
- 10h – Principais tratos culturais na produção comercial de abacates (Palestrante: Tatiana Centuarias-Avilés – ESALQ/USP)
- 10h40 – Manejo de pragas e doenças do abacateiro (Palestrante: João Pedro Souza – Manhuaçu-MG)
- 11h20 – Mesa redonda
- 12h – Intervalo do almoço
- 13h30 – Oportunidades e inovação no cultivo do cacau (Palestrante: Jan Vitória – São Mateus)
- 14h30 – Produção de mudas e enxertia (Palestrante: Senária Silva)
- 15h30 – Mesa redonda
- 16h – Café Conilon – Cafeitura para montanha (Palestrante: João Felipe – Incaper CPDI Sul)
- 17h – Encerramento e sorteio de brindes aos participantes