Curta-metragem de Guaçuí vence festival nacional e destaca protagonismo jovem
Produção escolar conquista prêmio em Minas Gerais e fortalece a educação ambiental por meio do audiovisual.

O Curta-metragem de Guaçuí venceu o festival nacional e consolida o município como referência em educação ambiental. O reconhecimento ocorreu no CUCA – Festival de Curtas UEMG, em Cataguases, Minas Gerais.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA obra “Vozes das Margens”, produzida pela Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, recebeu o troféu na categoria Live-action Escolar. Antes disso, o curta já havia se destacado na Mostra Curttas Ambiental de Guaçuí.
Leia também: Projeto Tamar oferece oficinas e gincanas para crianças em dezembro
Além disso, o filme conquistou prêmios de Melhor Roteiro, Edição e Finalização, Fotografia e Captação de Imagens. Por isso, a produção recebeu forte aprovação do público.
O CUCA Festival iniciou as exibições nesta segunda-feira (08), com grande participação popular. As sessões ocorreram no Cineclube Silvio Tendler, no histórico Colégio Cataguases.
Ao todo, o evento exibiu 34 filmes escolares, entre animações e produções live action. Dessa forma, o festival evidenciou a criatividade e o protagonismo de jovens realizadores.
Na narrativa, o curta acompanha um estudante que enfrenta desigualdades sociais e ambientais. Assim, o personagem relaciona racismo, exclusão social e negação do direito ao meio ambiente saudável.
Diante desse cenário, o jovem decide romper o ciclo de injustiça e reivindicar dignidade. Com isso, a obra provoca reflexão e emociona o público.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Curta-metragem de Guaçuí vence festival nacional por refletir investimento em educação e consciência crítica. Portanto, Guaçuí reforça seu compromisso com cidadania e sustentabilidade.