Pets

Cuidados com cães e gatos no calor intenso exigem atenção redobrada dos tutores

Altas temperaturas podem causar desidratação, queimaduras e até choque térmico em animais domésticos.

Imagem mostra cão e gato.
Foto: Freepik

Os cuidados com cães e gatos no calor intenso tornam-se essenciais durante períodos de altas temperaturas. O calor excessivo pode provocar sérios riscos à saúde dos animais.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Primeiramente, os tutores devem garantir água fresca e limpa durante todo o dia. Além disso, potes precisam ficar em locais sombreados e de fácil acesso.

Outro cuidado importante envolve o ambiente. Sempre que possível, mantenha os animais em locais ventilados. Ventiladores e áreas frescas ajudam a reduzir o desconforto térmico.

Além disso, passeios devem ocorrer apenas no início da manhã ou à noite. O asfalto quente pode causar queimaduras graves nas patas dos cães.

Os cuidados com cães e gatos no calor intenso também incluem atenção à alimentação. Ofereça refeições leves e evite excesso de atividades físicas nos horários mais quentes.

No caso dos gatos, disponibilize locais elevados e frescos. Caixas de papelão e pisos frios costumam ajudar no controle da temperatura corporal.

Nunca deixe animais dentro de veículos fechados, mesmo por poucos minutos. O aumento rápido da temperatura pode levar ao óbito.

Por fim, sinais como respiração ofegante, apatia e salivação excessiva indicam emergência. Nesses casos, procure atendimento veterinário imediatamente.

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.