Vitória reduz em mais de 90% a fila de consultas e exames
A capital capixaba alcançou um dos menores índices de espera da série histórica recente.

Vitória reduziu de forma significativa a fila de espera por consultas e exames especializados. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam queda de 93,3% no número de pacientes aguardando atendimento com especialistas no município.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiEm janeiro de 2021, mais de 160 mil pessoas estavam na fila. Em dezembro de 2025, esse número caiu para 10.794 pacientes. Assim, a capital capixaba alcançou um dos menores índices de espera da série histórica recente.
Leia também: Vitória abre vagas para aulas gratuitas de natação e hidroginástica
Atualmente, a gestão municipal administra 218 especialidades médicas. Desse total, 98,17% dos atendimentos são agendados em até 100 dias, conforme o prazo estabelecido pelo Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Mais de 2 milhões de procedimentos
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Vitória ofertou cerca de 2 milhões de procedimentos. Assim, esse volume inclui exames de alta complexidade, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e densitometria óssea. Além disso, filas consideradas históricas foram eliminadas em áreas como mamografia, oftalmologia, cardiologia, ultrassonografia, fisioterapia e urologia.
A secretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini, atribui os resultados à modernização da gestão.
“Novos processos, aliados à tecnologia e à inteligência de dados, ampliaram o acesso ao atendimento especializado e reduziram o tempo de espera. Assim, a meta é avançar no atendimento humanizado, com qualidade e respeito, especialmente para quem mais precisa do serviço público de saúde”, expressa.
Redução na espera de exames
Entre as especialidades, a oftalmologia geral apresentou uma das maiores reduções. Em 2021, cerca de 15 mil pacientes aguardavam consulta. Atualmente, esse número caiu para 634, o que representa redução de 95,7%.
Já nos exames de ultrassonografia, a fila passou de 35 mil pessoas, em 2024, para apenas 559 pacientes, redução de 98,4%. Desse modo, o resultado reforça o impacto direto da reorganização dos fluxos de atendimento.
Saúde escolar
Na área da saúde escolar, Vitória alcançou um marco importante. A gestão municipal zerou completamente a fila de espera por consultas oftalmológicas de estudantes da rede municipal.
O avanço ocorreu por meio do programa Olhar Vitória.
Com a iniciativa, todos os alunos passaram por triagem visual nas escolas. Assim, aqueles com diagnóstico de necessidade de correção receberam óculos gratuitamente, fortalecendo o cuidado integral com a saúde infantil e contribuindo para o desempenho escolar.
Quando a atual gestão assumiu, em 2021, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens aguardavam atendimento oftalmológico. O programa transformou esse cenário ao levar triagem e acompanhamento diretamente ao ambiente escolar.
Mais de 60 mil exames entre 2021 a 2025
Entre 2021 e julho de 2025, o município realizou 60.208 exames de acuidade visual, utilizando o Teste de Snellen e a observação de sinais de dificuldade visual. Como resultado, 12.062 estudantes foram encaminhados para consulta especializada, e 3.081 já receberam óculos sem custo.
Outro avanço foi a implantação do programa Saúde Tá On. A iniciativa permite que o paciente escolha data e horário para consultas ou exames, conforme a disponibilidade dos prestadores. Após o agendamento, o cidadão recebe a confirmação pelo WhatsApp, sem necessidade de ir até a unidade de saúde.
Desde a implantação, o Saúde Tá On realizou 193.255 agendamentos personalizados, envolvendo 218 tipos de exames e consultas especializadas. Desse modo, com isso, Vitória registrou índice de absenteísmo de 10,91%, um dos mais baixos dos últimos quatro anos.
Com informações da Prefeitura de Vitória