Obras da sala da advocacia no CDP de Cachoeiro começam em janeiro de 2026
O novo espaço vai assegurar melhores condições de trabalho, além de mais conforto e dignidade aos profissionais que atuam na unidade.

Uma reivindicação antiga da advocacia do Sul do Espírito Santo começa a se concretizar. Isso porque, o Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim iniciará, em 7 de janeiro de 2026, as obras da sala exclusiva destinada à advocacia. Assim, o novo espaço vai assegurar melhores condições de trabalho, além de mais conforto e dignidade aos profissionais que atuam na unidade.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo, OAB-ES, adquiriu todo o material necessário para a execução da obra e fará a doação. Por outro lado, a mão de obra ficará sob responsabilidade de internos do próprio CDP, inseridos em programas de ressocialização coordenados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça.
Leia também: Alunos do CDP de Cachoeiro aprendem sobre educação financeira
Atualmente, o Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim não dispõe de um espaço adequado para que advogados aguardem atendimento, realizem impressões ou se preparem para os atendimentos.
A ausência dificulta a comunicação técnica entre defensor e custodiado. Isso porque, não há estrutura mínima para a apresentação de documentos ou esclarecimento de estratégias jurídicas.
O presidente da 2ª Subseção da OAB em Cachoeiro de Itapemirim, advogado Henrique da Cunha Tavares, afirmou que a obra representa um avanço histórico para a advocacia criminal da região.
O projeto
O projeto prevê um espaço funcional e confortável. A sala contará com bancadas para notebooks, banheiro privativo, climatização e estrutura apropriada às atividades da advocacia. Além disso, o fluxo de atendimento será reorganizado. O advogado aguardará na sala até a condução do custodiado ao parlatório, o que amplia a organização e a segurança dentro da unidade.
A presidente da OAB-ES, advogada Érica Neves, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso da entidade com a valorização da advocacia e a defesa das prerrogativas profissionais.
A construção da sala resulta do diálogo entre a OAB-ES, a 2ª Subseção de Cachoeiro de Itapemirim e a Secretaria de Estado da Justiça. A iniciativa consolida um avanço concreto na melhoria da estrutura de atendimento jurídico nas unidades prisionais do Espírito Santo.
Com informações da assessoria de imprensa