Segurança

Polícia flagra esquartejamento de tubarão-martelo no Espírito Santo

Crime ambiental ocorreu em Guriri, São Mateus, e envolveu espécie ameaçada de extinção.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Militar Ambiental flagrou o esquartejamento de tubarão-martelo, espécie ameaçada de extinção, na manhã desta sexta-feira (30), em Guriri, distrito de São Mateus. A ação ocorreu após denúncia recebida pela 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Inicialmente, os militares receberam vídeos enviados por aplicativo de mensagens. As imagens mostravam indivíduos realizando o esquartejamento do animal em via pública, além da retirada de filhotes do interior da fêmea.

Leia também: Moto furtada em Marataízes é recuperada pela PM em Guaçuí

Em seguida, as equipes se deslocaram até o endereço informado e, assim, confirmaram o esquartejamento de tubarão-martelo. No local, os policiais localizaram três pessoas e diversas partes do animal abatido.

Logo depois, para identificação da espécie, a polícia acionou o professor Jones Santander Neto, engenheiro de pesca e docente do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Piúma. O especialista confirmou tratar-se do tubarão-martelo Sphyrna mokarran, classificado como ameaçado de extinção.

Na sequência, um dos envolvidos afirmou que encontrou o tubarão já sem vida em uma rede de pesca. Contudo, admitiu não possuir autorização para captura, transporte ou manipulação do animal.

Entretanto, no momento da abordagem, os filhotes vistos nos vídeos já não estavam no local. Segundo relatos, terceiros não identificados ficaram com os animais, o que impediu a apreensão.

Por fim, diante dos fatos, os policiais conduziram os três envolvidos à Delegacia Regional de São Mateus, juntamente com o material apreendido. A ocorrência foi enquadrada no artigo 34 da Lei nº 9.605/98, que trata de crimes ambientais.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.