Evair de Melo surge como o principal articulador da direita no ES; entenda por que

A presença de Evair não apenas amplia o alcance territorial das visitas, como também confere musculatura política a um projeto que busca se consolidar como alternativa real ao grupo que hoje ocupa o Palácio Anchieta.

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados)

O processo de reorganização da direita no Espírito Santo ganhou novos contornos nos últimos meses e revelou um protagonista que, até pouco tempo, atuava longe dos holofotes das grandes articulações estaduais: o deputado federal Evair de Melo (PP).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O parlamentar despontou como o principal operador político na construção de uma chapa competitiva para o Governo do Estado ao unir os prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e o de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB).

Quem achava que as articulações para a formação de uma frente de direita passavam diretamente pelo senador Magno Malta (PL) ou pelo ex-governador Paulo Hartung (PSD), figuras historicamente associadas a movimentos estratégicos de bastidores, se enganou. 

Os fatos recentes, como a exposição dos prefeitos de mãos dadas no Sambão do Povo e em agendas antes consideradas “impossíveis”, indicam que a engrenagem decisiva vem sendo conduzida por Evair de Melo, que assumiu um papel de articulador ativo tanto na capital quanto no interior do Espírito Santo.

Na avenida do Sambão do Povo, inclusive, viu-se o sorriso do deputado federal estampado, abrindo alas para uma nova chapa, que chega com potencial para fazer frente ao pré-candidato ao Governo do Estado, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).

Há quem diga até que Evair de Melo pode se desfiliar do PP e ir para o PSDB para ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Lorenzo Pazolini. Tendo aí a chapa majoritária: Pazolini candidato a governador; Evair de Melo, vice-governador; Arnaldinho Borgo, senador. A chapa estaria perfeita, contemplando votos da capital, Grande Vitória e interior.

Nos bastidores, o nome do Evair de Melo surge como figura de confiança, capaz de transitar entre diferentes correntes conservadoras e liberais, além de dialogar com lideranças municipais de médio e pequeno porte, especialmente no interior do Estado.

Do ponto de vista eleitoral, o papel de Evair de Melo se torna ainda mais relevante quando se observa o desempenho do pré-candidato ao Palácio Anchieta, vice-governador Ricardo Ferraço, nos municípios do interior. Pesquisas indicam que Ferraço mantém força significativa nesse território.

Entretanto, muitas cidades estratégicas como Venda Nova, Castelo, Conceição do Castelo são territórios onde o parlamentar construiu sua base política ao longo de mandatos e atuação junto ao setor produtivo rural. Esse capital político pode ser decisivo para reduzir a vantagem do adversário fora da Grande Vitória.

Evair de Melo, inclusive, saiu com o “Bloco da Direita” pelo interior do Estado. Além de Venda Nova, o parlamentar, com Pazolini e Arnaldinho “embaixo do braço”, também visitou o município de Castelo, onde participou, ao lado do prefeito João Paulo Nali (Republicanos), do maior bloco do carnaval do interior, o bloco do Pirú.

A presença de Evair não apenas amplia o alcance territorial das visitas, como também confere musculatura política a um projeto que busca se consolidar como alternativa real ao grupo que hoje ocupa o Palácio Anchieta.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.