Apelo Indígena
Parlamentares irão tentar sensibilizar o presidente do Congresso Nacional, na tentativa de frear o projeto de marco temporal no Senado.
3 mins de leitura
em 30 de maio de 2023, às 09h17
Agente duplo
Um famoso Instituto de Combate às práticas que afrontem a Legalidade, segundo fontes do mercado de óleo e gás, contratou um antigo funcionário de uma empresa que seria um dos seus principais alvos. Mesmo não transparecendo uma prática muito condizente com a ética pregada pelo Instituto, o objetivo dessa contratação, segundo a mesma fonte, seria obter informações privilegiadas do grupo que o contratado trabalhava. Porém, o feitiço virou contra o feiticeiro. A fonte da Coluna ironicamente classificou a decisão do contratado como salomônica, pois agora, esse mesmo funcionário vem passando informações do Instituto para outras empresas que também fazem parte dos alvos do ético Instituto.
Afago
Em mais um gesto de afago à caserna, o presidente Lula assinou decreto para reconhecer e homenagear – com a Medalha Marechal José Pessôa – militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, da Aeronáutica, das Forças Auxiliares ou de nações amigas, e personalidades civis que tenham prestado serviços relevantes à Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN.
Apelo indígena
Parlamentares que integram a Frente Parlamentar Indigenista e entidades indígenas vão tentar sensibilizar o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tentar frear o projeto do marco temporal no Senado. Na Câmara, já dão como irreversível a aprovação do texto. Na última semana, a urgência da votação do projeto foi aprovada com 324 votos dos deputados. Apenas 131 votaram contra.
G. Dias & Cid
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Atos de 8 de janeiro já acumula 467 requerimentos de convites e convocações. Os dois principais alvos – de governistas e da oposição – são o general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. São 25 requerimentos para que eles compareçam à CPMI.
Intervenção
Com o custo de mais de R$ 1,2 bilhão para os cofres da União, a intervenção federal no RJ teve baixos resultados de longo prazo. A conclusão consta em auditoria assinada pelo ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU). “A capacidade de implementação de medidas mostrou-se limitada no sentido de se estabelecer um legado capaz de garantir a diminuição gradual dos índices de criminalidade”, concluiu o ministro.
Igualdade
Relator do projeto que prevê a criação do Estatuto do Trabalho, o senador Paulo Paim (PT-RS) apoia a mobilização de entidades pela obrigatoriedade de salários iguais entre homens e mulheres. O parlamentar pressiona os pares para dar agilidade à votação do projeto (PL 1.085/23), que prevê multa de dez vezes o maior salário pago por uma empresa em caso de descumprimento da igualdade salarial.
ESPLANADEIRA
# 99 promove série de ações em apoio ao Maio Amarelo com foco para motocicletas. # Todos à Mesa faz acordo de mútua parceria com Pacto contra a Fome. # Executivo Massillon Araujo, diretor de Novos Negócios e Marketing da farmacêutica Lupin/MedQuímica, assume também área Comercial no Brasil. # Instituto de Relações Governamentais promove hoje (30) webinar “Estratégias de RelGov em Governos Subnacionais”. # Webinário do Instituto Millenium analisa hoje (30) visões opostas sobre desenvolvimento urbano. # Fundação Grupo Boticário lança 2ª edição da campanha Defensores do Cerrado.
Colaboraram Equipes DF, SP, RJ e BA
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.