ads-geral-topo

Na bronca com o pedágio: Gilson Daniel vai ao MPF contra a ECO-101

Outro assunto que motivou o deputado a tomar essa decisão é o fato de que, mesmo sem cumprir o acordo, a empresa vai devolver a obra.

3 mins de leitura

em 11 de maio de 2023, às 17h49

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Revoltado com o impasse da concessão da rodovia federal BR-101, o deputado federal capixaba Gilson Daniel (Podemos), afirmou que vai pedir ao Ministério Público Federal (MPF) que investigue a conduta da ECO-101.

“O que ela tem feito no Espírito Santo durante a concessão de dez anos. Desde 2013 essa empresa opera, cobrando pedágio dos capixabas e dos brasileiros, com o compromisso de duplicar 385 quilômetros e, depois de dez anos, essa empresa vem aqui nessa Casa falar que somente foi duplicado 62,4 quilômetros”, explicou o parlamentar.

Outro assunto que também motivou Gilson Daniel a tomar essa decisão é o fato de que, mesmo sem cumprir o acordo, a empresa vai devolver a obra.

“É um absurdo o que essa Concessionária tem feito no Espírito Santo e agora quer entregar a concessão. E a ANTT, no ano passado, aceitou a devolução de forma amigável. É estranho! Como de forma amigável? Uma concessão que não foi feita pela empresa, não ter honrado o seu compromisso feito com o Governo Federal. E a ANTT aceitou”, argumentou.  

Apoio da Bancada Capixaba

O parlamentar ainda pediu o apoio da bancada capixaba no Congresso Nacional na luta para reparar o prejuízo que a ECO-101 causou ao Estado do Espírito Santo.

“Os capixabas querem saber por que ainda estão pagando pedágio. Nós ainda pagamos pedágio na ECO-101. E a devolução, aceita pela ANTT, faz com que essa empresa, em 2023, não faça mais obras. Não tenha mais compromisso de fazer obras no trecho do Espírito Santo. Ou seja, além de terem esse tempo todo explorado os capixabas, continua cobrando o pedágio, e não vai fazer mais obras. E nós vamos cobrar”, conclamou Gilson Daniel.

Da Vitória e o crescimento econômico do Brasil

No lançamento da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX) no ano de 2023, realizada, nesta quarta-feira (10), no Itamaraty, em Brasília, o presidente do colegiado, deputado federal Da Vitória (PP), destacou que a ampliação das relações comerciais com outros países será fundamental para o crescimento econômico do Brasil nos próximos anos.

Em seu discurso, Da Vitória destacou que a produção sustentável e o Acordo de Livre Comércio com a União Europeia são desafios para incrementar a competitividade do Brasil no cenário mundial.

“Diante do cenário internacional cada vez mais reticente ao diálogo e hesitante ao papel de organismos internacionais, não há dúvidas de que este ano será repleto de desafios. Mais do que nunca, o comércio internacional terá papel fundamental para o fortalecimento de uma ordem global pacífica e cooperativa”, pontuou.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape