Por que o Espírito Santo não pode repetir o passado

Para quem acompanhou a crise dos anos 1990 e observa o cenário atual, a diferença é evidente.

Foto: Montagem

O Espírito Santo viveu, nas últimas décadas, uma das maiores transformações de sua história recente. Para quem acompanhou a crise dos anos 1990 e observa o cenário atual, a diferença é evidente. Uma reportagem especial, do jornalista Mário Bonella, exibida pela TV Gazeta, relembrou os tempos de instabilidade e mostrou como o Estado reconstruiu seu caminho, consolidando uma nova fase de prosperidade e planejamento.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Durante os anos 90, o capixaba convivia com greves, salários atrasados e descrença nas instituições. A falta de um projeto claro de desenvolvimento e as dificuldades de governabilidade abriram espaço para o avanço da violência e do crime organizado. O Espírito Santo chegou a figurar entre os estados mais violentos do país. Um período que deixou marcas profundas na sociedade.

“Não podemos deixar ninguém esquecer essa história, para que não tenhamos que vivê-la novamente”, afirmou o ex-governador Paulo Hartung na reportagem.

A virada começou nos anos 2000. Com uma nova agenda política e um plano de longo prazo, o Estado iniciou um processo de reorganização administrativa e financeira. Desde então, o Espírito Santo vem alternando lideranças no governo, entre Paulo Hartung e Renato Casagrande, mantendo o foco em responsabilidade fiscal, infraestrutura e qualidade de vida.

Atualmente vice-governador ao lado de Renato Casagrande, Ricardo Ferraço também ocupou o mesmo cargo durante o governo de Paulo Hartung, e teve papel decisivo nessa transformação do Espírito Santo. Com trajetória marcada pelo diálogo com o setor produtivo, Ferraço contribuiu para fortalecer a indústria e impulsionar a economia capixaba. Sem dúvida nenhuma, juntos, Casagrande, Hartung e Ferraço foram protagonistas na construção do novo Espírito Santo.

Um novo momento do Espírito Santo

Hoje, o Estado se destaca entre os mais equilibrados economicamente do país. O avanço é visível em áreas como educação, saúde, segurança, inovação e atração de investimentos. Mas, acima de tudo, é o resultado de uma escolha coletiva: aprender com o passado e planejar o futuro.

Esse compromisso está no Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo, o ES 500 Anos, elaborado por mais de 100 especialistas e voltado para um Espírito Santo mais sustentável, inovador e próspero até 2035. O movimento propõe uma visão de futuro construída sobre as lições do passado.

O Espírito Santo de hoje é resultado de comprometimento com os capixabas e com o dinheiro público. Lembrar o que já fomos é essencial para compreender o que nos tornamos, e garantir que jamais voltemos a viver os dias de crise e incerteza que marcaram uma geração.

Com mais de 23 anos de experiência na área, e passagens por diversos veículos de comunicação do Estado, atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde 2021, e está em sua segunda passagem pelo veículo, somando mais de 11 anos de empresa. Formada em História e pós-graduada em Jornalismo Político, atuou também em assessoria de imprensa por mais de 15 anos, além de passagem por emissoras de rádio, TV e revistas em Cachoeiro de Itapemirim.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM