ads-geral-topo

Prevenção é saída para diminuir número de usuários de drogas

No mundo atual em que vivemos, onde tudo está muito corrido e parece que as pessoas estão sempre na velocidade 2x do WhatsApp

2 mins de leitura

em 11 de jul de 2024, às 12h01

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Por Adriano Dutra

No mundo atual em que vivemos, onde tudo está muito corrido e parece que as pessoas estão sempre na velocidade 2x do WhatsApp. Muitos pais estão deixando de lado, o cuidado com os seus filhos, não dando a atenção necessária e abrindo uma porta para entrada do vício em drogas na família.

Tenho visto muitos pais entregando os filhos aos cuidados do aparelho celular, para terem um pouco de descanso ou sossego, e com isso crianças e adolescentes ficam expostos a qualquer tipo de conteúdo e viram presas fáceis para traficantes, e até mesmo pedófilos.

A prevenção ao uso de drogas começa em casa com as orientações e cuidados dos pais para com os seus filhos. É preciso falar abertamente sobre o uso de entorpecentes, explicando com clareza as consequências para a saúde e para vida de quem entra para o mundo das drogas.

Também é obrigação dos pais saberem com quem os seus filhos estão se relacionando, quais são as suas amizades, lugares que eles estão frequentando e, principalmente, precisam ter acesso as suas redes sociais, para verificar os conteúdos que eles estão sendo expostos.

Esses cuidados irão evitar muitos problemas com relação ao uso de drogas e também em outras questões como, por exemplo, abusos sexuais através da Internet.

Hoje em dia, tem muitos pais querendo terceirizar a educação dos filhos, sendo que a responsabilidade não é da escola ou das forças policiais e quando se dão conta os filhos já estão fazendo uso de drogas e fica muito mais difícil para lidar com essa situação. Por isso, a prevenção é tão importante para a queda do número de usuários em nosso país.

** Adriano Dutra Miranda é escrivão da Polícia Civil do Espírito Santo, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela FDCI e especializado em Prevenção ao Uso de drogas pela UFSC.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do AQUINOTICIAS.COM

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape