Conteúdo de Marca
Uniaves amplia horizontes com nova habilitação para exportar produtos para o Chile
Certificação internacional reforça protagonismo da empresa na exportação de proteína de frango e consolida trajetória de 50 anos de atuação do Grupo Pif Paf Alimentos no mercado externo

A Uniaves conquistou em outubro uma nova habilitação internacional e agora está autorizada a exportar carne de frango para o Chile. A certificação, obtida em setembro junto ao governo do país, amplia o alcance global da empresa e reafirma sua posição como uma das principais exportadoras brasileiras de carne de frango.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO Chile é o destino de mais de 2% das exportações brasileiras de carne de frango e é o segundo maior destino do produto no continente americano, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Isso representa um mercado estratégico para a Uniaves. Em junho deste ano, o Chile reconheceu o estado do Espírito Santo como zona livre da Doença de Newcastle, status que permitiu à Uniaves pleitear a habilitação.
“É mais um novo mercado a ser explorado. O nosso vizinho sul-americano consome cerca de 700 mil toneladas de frango por ano e o Brasil responde por aproximadamente 74% das importações. Nossa expectativa é conquistar 5% das exportações brasileiras destinadas ao Chile neste primeiro ano de habilitação”, explica Alexandre Alves Sala, Gerente de Exportação do Grupo Pif Paf Alimentos ao qual a Uniaves faz parte desde 2021.
De acordo com Luciana de Lacerda Diniz, Especialista de Garantia da Qualidade da empresa, “a habilitação foi concedida pelo Servicio Agrícola y Ganadero (SAG) por meio do modelo de pre-listing. Nele, o Chile confere a licença aos estabelecimentos que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) atesta por cumprirem todos os requisitos sanitários exigidos. Isso simplifica o processo de habilitação, pois elimina a necessidade de inspeções sanitárias por autoridades chilenas in loco, agilizando a concessão da habilitação e as oportunidades de negócios”, explica.
Além do Chile, a Uniaves também recebeu a renovação de habilitação para exportar aos Emirados Árabes Unidos. A atualização tornou-se necessária após um novo acordo sanitário entre o Brasil e o país árabe, que passou a adotar o mesmo modelo de pre-listing. A unidade de Castelo já é reconhecida por sua tradição no atendimento às exigências Halal (certificação obrigatória para os mercados muçulmanos que atesta que um produto foi produzido de acordo com as leis e preceitos islâmicos).
Tradição e qualidade
A nova habilitação da Uniaves se soma à trajetória de cinco décadas da Pif Paf Alimentos no comércio internacional, iniciada em 1975 com os primeiros embarques para o Oriente Médio. Desde então, a empresa vem ampliando mercados, diversificando produtos e consolidando marcas como Pif Paf, Uniaves e Rio Branco Foods no cenário global. “Essa nova habilitação é resultado de um trabalho sério, de muitas pessoas qualificadas e comprometidas com a qualidade, a segurança e o sabor dos nossos produtos”, destaca Sala.
Louise Brunelli Gomes Grillo, Líder de Garantia da Qualidade da Uniaves, participou desse processo e fala sobre o orgulho com a nova habilitação. “Fico muito feliz em fazer parte dessa conquista tão importante para a nossa empresa. A habilitação no Chile representa mais do que um novo mercado, é o reconhecimento do trabalho e da dedicação de todos que contribuíram para chegarmos até aqui. Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo, buscando sempre crescer com responsabilidade e comprometimento. É gratificante ver como cada nova habilitação fortalece ainda mais a imagem da Uniaves e abre novas oportunidades para todos nós.”

Com planos de expansão contínua, a Pif Paf Alimentos aposta em um portfólio cada vez mais diversificado, incluindo cortes in natura, produtos marinados, cozidos e processados. “Temos trabalhado para aumentar nossa base de clientes, explorar novos países e desenvolver produtos com maior valor agregado. O cliente é a chave de todo esse sucesso”, reforça Alexandre Sala.
Ao lado de uma lista de relacionamento comercial com mais de 60 países, a empresa mantém o foco em inovação, qualidade e relacionamento de longo prazo com os parceiros internacionais, pilares que sustentam sua trajetória de 50 anos de exportação e impulsionam os próximos capítulos de crescimento global.