Espírito Santo recebe espetáculos com Otávio Augusto, Marcos Veras e Marco Luque
O Circuito Cultural Unimed Vitória tem o propósito de levar ao público as mais diferentes linguagens artísticas

O Espírito Santo se prepara para receber grandes espetáculos teatrais em um dos mais importantes projetos de difusão cultural do Estado: a 16ª edição do Circuito Cultural UnimedVitória. De junho a setembro, peças teatrais com os atores Otávio Augusto, Marcos Veras e Marco Luque chegam à Vitória com a realização da WB Produções.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA premiada peça “A Tropa”, protagonizada por Otávio Augusto, marca as comemorações pelos 60 anos de carreira do ator. A apresentação acontece nos dias 15 e 16 de junho, no Teatro Universitário, na Ufes. O espetáculo apresenta a história de um pai doente que recebe a visita de seus quatros filhos no hospital. E, o que seria apenas um encontro familiar se revela um acerto de contas, permeado de humor e revelações. Ainda no elenco estão Alexandre Menezes, Daniel Marano, Alexandre Galindo e André Rosa.
Outro espetáculo que chega ao Estado é “Dilatados”, que traz o ator e humorista Marco Luque. O artista traz dois de seus personagens mais famosos, Mustafary e o motoboy Jackson Faive. A peça, além de mostrar a versatilidade do artista, também promete arrancar boas risadas do público. A apresentação acontece nos dias 27 e 28 de julho, no Teatro Sesc Glória, no Centro de Vitória.
Já em setembro, nos dias 28 e 29, o Teatro Sesc Glória recebe o ator Marcos Veras, um dos principais nomes da comédia nacional. Ele chega com seu show solo de humor, “Vocês Foram Maravilhosos”. No espetáculo, o ator e apresentador aborda assuntos como paternidade, carreira e família, refletindo sua fase mais madura.
O projeto é viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e pelo programa de Redirecionamento do Imposto de Renda (RIR) do Instituto Unimed Vitória, graças à participação dos médicos cooperados e colaboradores da cooperativa, que destinam parte do seu imposto de renda para projetos incentivados.
Circuito Cultural Unimed Vitória
O Circuito Cultural Unimed Vitória tem o propósito de levar ao público as mais diferentes linguagens artísticas. Por isso, além das peças teatrais conhecidas nacionalmente, a programação de 2024 também inclui uma série de concertos e espetáculos de dança.
O Palácio da Cultura Sônia Cabral será palco de um concerto da Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes), que acontece em agosto, e de um concerto do Coral Unimed Vitória, em setembro. Neste mesmo mês, a companhia de dança Deborah Colker realizará o espetáculo “Sagração” no Teatro da Ufes. Em outubro, a Femes volta a se apresentar com o espetáculo “Canto de Luz e Sombras II”. A programação é encerrada em dezembro, com o tradicional Concerto de Natal, que reúne Femes, os Corais Unimed Vitória e Algazarra e participações especiais de cantores locais.
O Circuito Cultural é patrocinado pela Unimed Vitória e pelo Instituto Unimed Vitória através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, graças à contribuição de médicos cooperados e colaboradores da cooperativa, que destinam parte de seu Imposto de Renda devido a projetos aprovados em leis de incentivo fiscal por meio do Programa de Redirecionamento do Imposto de Renda (RIR).
Nestes últimos anos, foram mais de 90 espetáculos, além das oficinas sociais e culturais, com grandes artistas do cenário local e nacional. O público que contemplou as apresentações e os cursos oferecidos já chega a 90 mil pessoas.
Serviço: 16ª Edição do Circuito Cultural Unimed
“A TROPA”, com o ator Otávio Augusto e elenco
● Data: 15 e 16 de junho
● Local: Teatro Universitário – Ufes (Avenida Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras – Vitória)
● Hora: 20 horas – sábado e às 17 horas no domingo (com intérprete de libras)
● Classificação: 16 anos
● Duração: 80 minutos
● Ingressos: pelo site da Sympla(https://bileto.sympla.com.br/event/93318)
Sinopse: Na peça, um pai doente recebe a visita de seus quatros filhos no hospital. O que seria apenas um encontro familiar se revela um acerto de contas, permeado de humor e revelações, tendo como pano de fundo os últimos 50 anos de história brasileira. O elenco tem ainda Alexandre Menezes, Daniel Marano, Alexandre Galindo e André Rosa, com direção de César Augusto e texto de Gustavo Pinheiro, vencedor de um concurso de dramaturgia promovido pelo Banco do Brasil, em 2015.
Os filhos, muito distintos entre si, formam um mosaico da sociedade brasileira: um dentista militar aposentado que mora com o pai; um jovem usuário de drogas com passagens por clínicas de reabilitação; um empresário casado, pai de duas filhas, que trabalha numa empreiteira sob investigação por corrupção; e um jornalista que acaba de pedir demissão e passa por uma crise com a profissão. Os cinco vivenciam enfermidades ideológicas, sociais, afetivas e familiares. E seus embates e descobertas servem para discutir diferenças e tolerância – um tema cada vez mais atual.
“DILATADOS”, com o ator Marco Luque
● Data: 27 e 28 de julho
● Local: Teatro Sesc Glória (Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro – Vitória)
● Hora: 20 horas – sábado e às 17 horas no domingo (com intérprete de libras)
● Classificação: 14 anos
● Duração: 70 minutos
● Ingressos: pelo site do Le Billet(https://lebillet.com.br/group/dilatados-com-marco-luque)
Sinopse: O Ator , humorista e palhaço, Marco Luque traz o “sérumaninho” Mustafary e o motoboy Jackson Faive, para trocar aquela ideia sobre tudo de mais dilatado que vem ocorrendo em nossa biosfera terrestre. Em “Dilatados”, Marco Luque conta as façanhas de Jackson Faive – o motoboy paulistano mais famoso do Brasil – Mustafáry – um vegetariano irônico e controverso, que prega a sustentabilidade do Planeta, diz amar a natureza e os animais (especialmente o serumaninho, cachorro que encontrou na praia). O universo desses personagens é certeza de diversão garantida. A versatilidade de Marco Luque, comprovada desde a bancada do CQC (TV Band) ,Altas Horas, na Nova Escolinha do Professor Raimundo, cinema, minisséries, mostram outras peculiaridades do artista, com momentos inesquecíveis para o público. “Marco Luque em: Dilatados” tem produção de Macatranja Produções com criação e Direção de Luque e Guilherme Rocha.

“VOCÊS FORAM MARAVILHOSOS”, com o ator Marcos Veras
● Data: 28 e 29 de setembro
● Local: Teatro Sesc Glória (Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro – Vitória)
● Hora: 20 horas – sábado e às 17 horas no domingo (com intérprete de libras)
● Classificação: 12 anos
● Duração: 70 minutos
● Ingressos: pelo site do LeBillet(https://lebillet.com.br/group/voc%C3%AAs-foram-maravilhosos)
Sinopse: Marcos Veras, um dos principais nomes da comédia nacional, volta aos palcos com um novo solo de humor. Em “Vocês Foram Maravilhosos”, o ator e apresentador aborda novos assuntos, como paternidade, carreira e família, refletindo sua fase mais madura. Veras também contará como foram as mortes do seu pai e da sua irmã que mudaram seu jeito de ver a vida.
O espetáculo também terá o quadro “Terapia Coletiva”, onde o ator trará uma pessoa da plateia para uma sessão de terapia descontraída onde tudo pode acontecer.“Esse espetáculo foi escrito e amadurecido durante a quarentena. É uma comédia stand-up mas é também um bio drama, onde divido com a plateia histórias engraçadas e emocionantes da minha vida. E também terei a oportunidade de ouvi-las, já que faremos uma sessão de terapia. Tudo de forma leve e divertida”, afirma Veras.
Texto e atuação de Marcos Veras; direção de Leandro Muniz; e produção da Bem Legal Produções.
