Sarau poético cultural ocupa praça pública em Guaçuí
O sarau poético é um encontro promovido para apresentar a literatura e poemas, no entanto vem ganhando outras manifestações artísticas

A Academia Guaçuiense de Letras e Cultura realiza nesta sexta-feira, dia 12 de julho, às 19h30, na Praça João Acacinho, em Guaçuí, o seu II Sarau Poético Cultural com atividades que reúnem poesias, leitura de crônicas, distribuição de livros, contação de história, músicas e cenas teatrais.
Leia também: Viralizou! Vídeo compara destinos do ES com pontos turísticos famosos no mundo
O objetivo desses saraus é divulgar a academia, incentivar o surgimento de novos autores e artistas e ainda oferecer entretenimento cultural à comunidade local. O sarau é um encontro promovido para apresentar a literatura e poemas, no entanto vem ganhando outras manifestações artísticas, interligando as áreas e expandido seu campo de ação.
Nesse tipo de evento, pessoas recitam poemas, leem trechos de obras literárias, contam histórias, apresentam músicas e debatem conteúdos de livros, tornando-se hoje um evento híbrido. A Academia de Letras de Guaçuí vem ao longo do ano de 2024, em comemoração aos seus 15 anos, desenvolvendo essa atividade cultural.
O primeiro sarau aconteceu dentro da programação do Encontro de Escritores em abril e na última segunda feira realizou a atividade na Escola Municipal Deocleciano de Oliveira. “Esta última execução foi bastante proveitosa, com os alunos interagindo e apresentando também suas contribuições em forma de texto e música”, declara o organizador do evento Carlos Ola.
Para a segunda edição oficial do projeto, nesta sexta-feira contará com as presenças já confirmadas das escritoras Rita Côgo, Vera Moraes, Eliane Correia e Júlia Barbosa. Também contará com a presença de membros do Coletivo Teatral Guaçuí Em Cena e do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira; entre eles, Vitória Ribeiro, Kaio Serafim, Matheus Soares, Yago Cindra, Wellington Teixeira e Júlia Almeida.
Segundo Carlos Ola, os saraus têm encontrado um bom caminho para divulgar a literatura e outras artes por ser um espaço aberto a quem tem trajetória e aos que iniciam no processo artístico, e para isso aposta em novas edições, inclusive com a parceria do Ponto de Cultura do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira – Projeto Guaçuí Em Cena.
“No dia 18 de julho acontece também um sarau no Espaço Cultural do Gota, a partir das 20 horas, em comemoração aos 20 Anos do Cultura Viva, projeto que apoiou o início das atividades de nosso Ponto de Cultura”, declara. A edição do Sarau, nesta sexta-feira, conta com o apoio do edital Johnny Machado, dentro da política de coinvestimento entre Estado e Municípios com repasse financeiro do Fundo a Fundo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiVocê no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726