Turismo

Descubra 10 destinos brasileiros para fugir do agito de fim de ano

Confira algumas opções de destinos alternativos, que prometem uma experiência revigorante longe das multidões

Redação Redação

destinos brasileiros
Flickr MTur Destinos

Fim de ano é sinônimo de festas, multidões e celebrações agitadas nas grandes cidades e nos destinos turísticos mais procurados. Contudo, para quem deseja escapar desse ritmo frenético e aproveitar a tranquilidade, o Brasil também oferece uma rica diversidade de lugares pouco explorados. Assim, o Ministério do Turismo divulgou uma lista com destinos brasileiros perfeitos para momentos de descanso e contato com a natureza.

Confira algumas opções de destinos alternativos, que prometem uma experiência revigorante longe das multidões:

1. São José do Barreiro (SP)

Localizado na Serra da Bocaina, o município é pequeno e fica no interior paulista. Encanta pela simplicidade e proximidade com a natureza. Com trilhas que levam a cachoeiras espetaculares, como a Cachoeira do Veado, e a possibilidade de visitar o Parque Nacional da Serra da Bocaina, é ideal para quem busca um refúgio longe do tumulto.

Leia também: Inesquecível! Veja o que esperar do show de Marcelo Falcão no FIG 2025

2. Poconé (MT)

Para quem quer explorar o Pantanal sem o fluxo intenso de turistas que visitam Cuiabá e Corumbá, Poconé é uma opção tranquila. A cidade é a porta de entrada para a Transpantaneira, estrada cênica que corta o bioma, oferecendo avistamentos de fauna e flora em um cenário pacato.

3. Serra do Tepequém (RR)

Esse pequeno paraíso em Roraima ainda é desconhecido por muitos viajantes. Localizada em Amajari, a Serra do Tepequém é perfeita para quem deseja tranquilidade e aventura. Com cachoeiras, mirantes e paisagens montanhosas, o local oferece uma experiência autêntica e fora dos circuitos convencionais.

4. São Miguel das Missões (RS)

Para os amantes de história e tranquilidade, o pequeno município gaúcho é um destino que combina cultura e serenidade. As ruínas da Missão de São Miguel Arcanjo, tombadas como Patrimônio Mundial pela UNESCO, é um convite à reflexão e ao descanso em meio a um cenário bucólico.

5. Carrancas (MG)

Conhecida como “a cidade das cachoeiras”, Carrancas é um dos segredos bem guardados de Minas Gerais. Pequena e acolhedora, o local oferece um leque de cachoeiras, grutas e trilhas ideais para quem quer relaxar e aproveitar o melhor do ecoturismo em um ambiente calmo e familiar.

6. Ibitipoca (MG)

Outro destino mineiro que exala tranquilidade é a vila de Conceição de Ibitipoca, porta de entrada para o Parque Estadual de Ibitipoca. Com paisagens que misturam montanhas, cavernas e cachoeiras, é um lugar perfeito para recarregar as energias no fim do ano.

7. Algodoal (PA)

Na ilha de Maiandeua, no Pará, Algodoal é uma vila sem carros, onde o tempo parece passar mais devagar. Com praias paradisíacas e tranquilas, como a Praia da Princesa, é ideal para se desconectar do mundo e aproveitar um contato profundo com a natureza.

8. Piatã (BA)

Na região da Chapada Diamantina, Piatã é um destino menos conhecido, mas repleto de encantos. Além de cachoeiras e trilhas, a cidade é famosa por ser uma das maiores produtoras de café de alta qualidade do Brasil. Uma combinação perfeita de tranquilidade e sabores.

9. Praia do Rosa (SC)

Embora mais popular que os demais destinos da lista, a Praia do Rosa ainda é um refúgio para quem sabe onde procurar. Evitando as áreas mais movimentadas, é possível encontrar pousadas isoladas e cantinhos tranquilos para apreciar a beleza do litoral catarinense.

10. Taperoá (PB)

Para quem busca uma experiência cultural e tranquilidade no Nordeste, Taperoá é uma opção autêntica. O município é conhecido pelas referências à obra de Ariano Suassuna e pela paisagem do sertão, que convida ao descanso e à contemplação.

Fonte: Ministério do Turismo

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui