ads-geral-topo
Turismo

Imigração Italiana no Brasil: uma celebração de cultura e história

As festividades tiveram início no dia 17 de fevereiro, com a abertura das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo

Por Redação

3 mins de leitura

em 15 de mar de 2024, às 16h30

Foto: Divulgação/Setur

A Secretaria do Turismo (Setur) colaborou para o lançamento do calendário de eventos em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Aliás, a celebração marca uma homenagem à trajetória extraordinária e à significativa contribuição dos imigrantes italianos para a diversidade cultural e o desenvolvimento do País.

No entanto, as festividades tiveram início no dia 17 de fevereiro, com a abertura das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo. Organizado pela comissão formada pela Setur, Secretaria da Cultura (Secult), Arquivo Público do Espírito Santo (APEES), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Comunità, Commites e Amunes, esse evento inaugural foi um momento de reflexão e reconhecimento da importância da chegada dos italianos para a história e identidade do Estado.

Leia também: Um mês para o Penha Roots! Festival que agita a região do Caparaó

Aliás, ao longo do ano, o calendário de eventos de celebração dos 150 anos da imigração italiana no Estado contará com festivais. Entre eles: gastronômicos, exposições culturais, apresentações artísticas e cerimônias religiosas em diversas cidades do Estado, proporcionando aos participantes uma experiência única e enriquecedora.

Imigração Italiana

No entanto, o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, ressaltou que a imigração italiana desempenhou um papel fundamental na formação da identidade cultural e econômica do Espírito Santo. Ele destacou a diversidade e a riqueza da cultura italiana.

“Nossos eventos planejados refletem a diversidade e a riqueza da cultura italiana. Vamos compartilhar essa celebração com todos os capixabas e visitantes. Aliás, esperamos que esses eventos fortaleçam os laços entre nossas comunidades e promovam um maior entendimento e apreço pela cultura italiana”, disse o secretário Philipe Lemos.

Contudo, ele agradeceu a todos os parceiros e colaboradores pelo empenho e dedicação na organização desses eventos. “Que este ano seja marcado por momentos de alegria, reflexão e união. À medida que festejamos o legado duradouro da imigração italiana no Brasil”, salientou Lemos.

Berço da imigração

No caso, por exemplo, de Santa Teresa, o município é reconhecido como o berço da imigração Italiana no Brasil, conforme a Lei Federal nº 13.617, baseada em pesquisas documentais realizadas pelo Arquivo Público.

O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, destacou a importância dessa data. “Rememorar os 150 anos da imigração Italiana no Espírito Santo, para além de um resgate histórico da formação do nosso Estado, é reconhecer a força empreendedora para transformar sonhos em realidade.Ao longo de 2024, poderemos celebrar este legado em diversos municípios capixabas. aliás, o calendário de eventos foi criado com o objetivo de reunir as diversas celebrações e envolver todo o Estado”, frisou Rigo.

Portanto, confira o calendário de eventos em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil clicando AQUI.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape