ads-geral-topo
Turismo

Iúna pode virar capital capixaba das cachoeiras

O município está localizado a 187 quilômetros da capital, Vitória, e possui rico patrimônio histórico-cultural e belezas naturais.

Por Flavio Cirilo

2 mins de leitura

em 22 de fev de 2024, às 10h03

Foto: Divulgação | Prefeitura de Iúna

Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) proposta para conceder o título de Capital Capixaba das Cachoeiras a Iúna. A cidade é o lar de um dos pontos mais famosos do Parque Nacional do Caparaó, o Poço das Antas. 

O município está localizado a 187 quilômetros da capital, Vitória, e possui rico patrimônio histórico-cultural e belezas naturais. Grande parte da economia local está baseada no cultivo de café, mas o setor do ecoturismo está em constante crescimento, segundo o autor do Projeto de Lei (PL) 922/2023, deputado Coronel Weliton (PTB).  

LEIA TAMBÉM: Caixa lança edital de concurso com 3,2 mil vagas para técnicos

O proponente afirma que belas cachoeiras ficam localizadas nas comunidades iunenses. No município se encontram os famosos Poço do Egito, Hidrolândia, cachoeiras do Rogério e do Brás, Poço das Antas, entre outras quedas de água. O parlamentar destaca o “importante contexto histórico, econômico e cultural” que as cachoeiras representam para o Espírito Santo.

Conforme justificativa do deputado, o projeto visa reconhecer a importância desses atrativos na geração de renda em Iúna. “O fomento ao turismo na região é de suma importância para estimular a economia do município. Diante disso, este projeto visa reconhecer a importância que as cachoeiras têm para alavancar o turismo”, defende Coronel Weliton. 

A região também se destaca por ter importantes locais para a prática de esportes de aventura como rapel, ciclismo, trilhas e voo livre. Outro ponto de visitação turística é o Santuário da Água Santa, que abriga uma fonte natural considerada milagrosa por muitos visitantes e fiéis de várias regiões do Brasil. 

Tramitação

O projeto terá parecer das comissões de Justiça, Turismo e Finanças. O deputado apresentou requerimento para que a proposta seja apreciada em regime de urgência.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape