Turismo

Marataízes: cinco dicas imperdíveis para aproveitar a Pérola Capixaba

A cidade é um dos lugares mais procurados por turistas no verão e oferece opções para toda a família

Por Pammela Volpato

4 mins de leitura

Foto: Divulgação/Prefeitura de Marataízes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Marataízes

Marataízes, no Sul do Espírito Santo, é um destino encantador e versátil para quem busca belas praias, tranquilidade e atrações que conectam natureza e cultura. Conhecida como a “Pérola Capixaba”, a cidade é um dos lugares mais procurados por turistas no verão e oferece opções para toda a família. Aqui vão cinco dicas para você aproveitar ao máximo sua viagem a Marataízes!

Leia também: Dez passeios incríveis para fazer durante as férias no Espírito Santo

1. Explore a Praia Central

Foto: Prefeitura de Marataízes

É um dos grandes cartões portais da cidade e e também um dos pontos mais procurados de Marataízes. Então, o local merece estar no topo da sua lista!

Após passar por uma grande obra de reurbanização, o local conta com uma pista dupla, playground, skate parque, quadra de futebol de areia, vôlei de praia, academia popular, ciclovia e quiosques.

Dica: Chegue cedo para conseguir um bom lugar e aproveite o pôr do sol – uma experiência imperdível na Praia da Barra.

2. Conheça o Lagoa do Siri

A Lagoa do Siri, localizada em Marataízes, Espírito Santo, é o destino ideal para um dia de lazer em família. Com águas tranquilas e seguras, a lagoa oferece um ambiente perfeito para crianças brincarem e nadarem sem preocupações. Além disso, é um local procurado para a prática de esportes náuticos e pesca, sendo um dos pontos mais movimentados do sul do estado.

lagoa do Siri
Foto: Pammela Volpato

Situada a 9 km do centro de Marataízes, na Região Turística da Costa e da Imigração, a Lagoa do Siri encanta os visitantes com sua beleza natural. A vista panorâmica da lagoa, já visível da rodovia, impressiona quem passa por ali. Com uma faixa de areia dourada e rodeada por coqueiros, a Lagoa do Siri possui uma atmosfera tropical única. A infraestrutura do local é outro atrativo, com quiosques, bares e restaurantes que garantem conforto para os visitantes. As mesas e cadeiras dispostas à margem e até dentro da lagoa tornam o ambiente ainda mais convidativo para quem deseja relaxar.

Dica: Leve uma toalha e separe um tempo para um piquenique; o visual ao redor do lago é deslumbrante.

3. Descubra as Falésias de Marataízes

Com suas formações rochosas esculpidas pelo tempo, as falésias de Marataízes encantam com paisagens deslumbrantes que misturam o azul do mar com os tons avermelhados das rochas. Um cenário perfeito para trilhas, momentos de contemplação e fotos inesquecíveis!

Os paredões têm mais de 40 metros de altura e mirantes naturais que dão o charme ao local, que é o preferido para quem tirar fotos incríveis e fora do óbvio! Dessa forma, são verdadeiras muralhas lapidadas pelo tempo, com cerca de 6 quilômetros de extensão.

Dica: Aproveite para fazer uma caminhada ao longo das falésias ao amanhecer ou ao entardecer – as cores são ainda mais impressionantes com a luz do sol.

4. Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

Edificada a partir de 1872, na Barra de Itapemirim, a igreja Nossa Senhora dos Navegantes, é uma das mais antigas de Marataízes. Vale ressaltar que seus altares neogóticos são de rara beleza.

Igreja-Nossa-Senhora-dos-Navegantes, Marataízes

Nela acontece sempre em 2 de fevereiro a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, cum uma bela procissão fluvial pelo rio Itapemirim. Quem visita o templo se impressiona com os detalhes contidos nas imagens sacras e com a bela pintura do teto da igreja, que mostra a importância da padroeira na vida dos pescadores.

5. Trapiche de Marataízes

ruínas do Trapiche, Marataízes
Foto: Divulgação / TripAdvisor

Localizado no Porto da Barra de Itapemirim, o trapiche foi um grande marco da navegação fluvial do Estado. Construído pelo Barão de Itapemirim, por volta de 1860, com a finalidade de armazenar a produção agrícola destinada, principalmente, para o Rio de Janeiro e Salvador.

Por fim, com a chegada da ferrovia e das estradas de rodagem o Porto da Barra foi ficando cada vez mais em desuso, até ser desativado definitivamente. Está em execução atualmente a primeira parte do projeto para salvaguarda das paredes e revitalização do local, que deverá ser transformado num parque turístico.

Assim, essas cinco dicas vão transformar sua visita a Marataízes em uma experiência completa e inesquecível. Desde praias, passando por lagoas e até as incríveis falésias, a cidade oferece opções para todos os gostos. Então, Marataízes é, sem dúvida, um destino capixaba que merece ser explorado e apreciado.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Pammela Volpato
Pammela Volpato

Formada em 2008 pelo Centro Universitário São Camilo, já atuou como repórter em outros veículos de comunicação do Estado, como A Gazeta e A Tribuna, e também desenvolveu atividades de assessoria de comunicação. Atua no portal AQUINOTICIAS.COM desde fevereiro de 2022.