ads-geral-topo
Variedades

Por que Fábio de Melo deixou de assinar seu novo livro como ‘padre’?

Em A Vida É Cruel, Ana Maria, o autor descreve os momentos de vulnerabilidade física e emocional com reflexões sobre as dificuldades da infância, como o alcoolismo do pai

Por Redação

2 mins de leitura

em 22 de nov de 2023, às 10h12

Foto: Divulgação

Fábio de Melo trabalha no lançamento do livro A Vida É Cruel, Ana Maria, da Editora Record. A obra traz diálogos imaginários do autor com sua mãe, Ana Maria, que morreu por complicações da Covid-19 em 2021. Uma coisa, porém, chamou atenção: diferente de muitos de seus outros livros, como Quando o Sofrimento Bater a Sua Porta, ele não assinou a obra como “padre”.

“É que eu voltei às origens. O meu primeiro livro, Quem Me Roubou de Mim?, que lancei pela Editora Canção Nova, a gente optou por lançar só como a pessoa física. Por incrível que pareça, o nome padre aproxima, mas também distancia às vezes. Sobretudo, quando falamos de literatura”, explicou em entrevista no programa Conversa Com Bial, da Rede Globo.

Leia também: Lollapalooza Brasil 2024 divulga programação por dia; confira

Na mesma entrevista, Fábio de Melo conta que os diálogos são imaginários porque ele não teve oportunidade de conversar com sua mãe. O primeiro motivo disso, ele diz, é acadêmico.

“Minha mãe não tinha estudos, ela jamais teria condições de compreender as dimensões filosóficas, teológicas que eu trato com ela na conversa. Um segundo motivo, que é por ser filho de Minas Gerais e ser muito escrupuloso. A religião que minha mãe praticou, em muitos momentos, é uma religião que eu precisei abrir mão.”

Em A Vida É Cruel, Ana Maria, o autor descreve os momentos de vulnerabilidade física e emocional com reflexões sobre as dificuldades da infância, como o alcoolismo do pai. Ele conta que se irritava profundamente com a maneira otimista da mãe ver a vida.

“O título é uma forma de sacudir a memória dela e dizer: Mãe, a vida é cruel, a senhora achava que não era, mas é”, finaliza.

Estadao Conteudo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape