Conjuntivite: saiba como se prevenir no verão

Durante o verão aumenta a incidência de conjuntivite. Nesta época do ano, a temperatura favorece a proliferação dos vírus que a causam e o uso mais intenso de piscinas pode contribuir quando há contaminação da água.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: Qualificar ES oferece cursos gratuitos em Ibitirama
Também há uma maior exposição às águas de piscina com cloro e salgada do mar, e o uso de filtros solares no rosto, que também levam ao aumento de irritação nos olhos.
Segundo a oftalmologista do Centro Capixaba de Olhos (CCOlhos), Iara Tavares, as conjuntivites virais são as mais comuns. No caso das crianças, a irritação ocular por mergulharem de olhos abertos também é comum, assim como acidentes com areia. Já os adultos, devem tomar cuidado com a prática de esportes com bolas pequenas que pode atingir o olho.
Especialistas alertam para os sintomas, como ardência e vermelhidão oculares no caso das conjuntivites e que são transmissíveis. Estes sintomas também acontecem ao entrar filtro solar nos olhos, mergulhar com os olhos abertos ou cair areia nos olhos.
A prevenção das conjuntivites virais começa pela higiene. “Lavar as mãos com frequência, evitando usar piscinas quando se está com o quadro, pois a água pode ser contaminada e transmitir a outras pessoas. Orientar crianças a não brincarem de jogar areia umas nas outras, usar protetor solar com atenção para não entrar nos olhos”, orienta a oftalmologista Iara Tavares.
A especialista ressalta: “devemos nos lembrar também que é época das férias escolares e as crianças ficam mais em casa e ter atenção redobrada com material de limpeza, objetos pontiagudos, armas de brinquedo com jato de água”.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726