Hipertemia: como identificar, prevenir e tratar
Hipertemia pode provocar graves quadros de saúde

O golpe de calor, ou hipertermia, como identificar, prevenir e tratar. Hipertemia é uma condição grave que ocorre quando o corpo não consegue regular a temperatura. Nesse sentido, casos extremos podem levar à falência órgãos vitais, como cérebro, coração, fígado e pulmões. Com as altas temperaturas registradas, recentemente, ultrapassando os 40ºC em várias cidades, os casos de golpe de calor têm aumentado.
Sintomas de hipertemia – o que é
De acordo com a literatura médica, golpe de calor pode ser identificado por sintomas como suor excessivo, tontura, falta de ar, taquicardia, pressão arterial instável, visão turva e confusão mental. Antes de tudo, a fraqueza súbita é um dos sinais mais preocupantes. Esse quadro ocorre quando o corpo sofre uma resposta imunológica inflamatória devido ao calor extremo, comprometendo o funcionamento dos órgãos.
Fatores de risco
Existem dois tipos de golpe de calor:
- Golpe de calor clássico: Atinge principalmente crianças, idosos e pessoas sedentárias, se desenvolvendo lentamente após dias de exposição ao calor.
- Golpe de calor de esforço: Afeta qualquer pessoa, incluindo atletas, sendo uma das principais causas de morte súbita em esportistas.
Além disso, a desidratação aguda é um risco considerável e a diminuição do fluxo urinário pode indicar perda excessiva de líquidos e eletrólitos.
Pessoas com doenças crônicas, especialmente, as que fazem uso de diuréticos, idosos e crianças, estão mais suscetíveis ao golpe de calor.
Prevenção e cuidados
Para evitar o golpe de calor, adote as seguintes medidas preventivas:
- Evite exposição ao sol entre 10h e 16h.
- Use roupas leves, chapéus e protetor solar.
- Mantenha-se hidratado, ingerindo de 35 a 50 ml de água por quilo de peso corporal.
- Consuma alimentos leves e com baixo teor de sódio.
- Beba isotônicos para repor os eletrólitos.
Se alguém apresentar sinais de hipertermia, leve-o imediatamente a um local fresco, ofereça líquidos e resfrie o corpo com compressas frias. Caso os sintomas persistam, procure ajuda médica urgente.
Leia também: Calor extremo e saúde cardíaca: Brasil sofre
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui