O jornalista Jackson Rangel, de Cachoeiro de Itapemirim está entre os presos da operação deflagrada nesta quinta-feira (15) pela Polícia Federal (PF), para apurar os atos antidemocráticos. Foram cumpridos mais de 103 mandados de busca e apreensão em oito Estados e no Distrito Federal.
Além do jornalista de Cachoeiro de Itapemirim, proprietário do portal Folha do ES, outras quatro pessoas foram presas no Espírito Santo: o vereador e futuro vereador da Câmara de Vitória, Armandinho Fontoura (Podemos), o Pastor Fabiano Oliveira e o empresário Max Pitangui. Eles tiveram a prisão preventiva decretada. No Estado foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão.
No Espírito Santo, a operação foi focada na ligação com ‘atos contra o Supremo e atuação de milícias digitais’. A decisão que decretou as medidas cautelares cumpridas contra 12 pessoas foi assinada em uma petição ligada aos inquéritos das fake news e das milícias digitais.
A megaoperação aberta a mando de Alexandre de Moraes abarca duas ofensivas interligadas. Uma delas faz diligências exclusivamente no Espírito Santo, para investigar suposto crime contra a honra, incitação ao crime e tentativa de golpe de Estado. Já a operação que faz buscas em sete Estados e no DF apura suposto crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui