PF faz operação contra bolsonaristas em Cachoeiro a mando de Moraes
Policiais federais realizaram, na manhã desta quinta-feira (15), uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro
Policiais federais realizaram, na manhã desta quinta-feira (15), uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim. A ordem foi expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contra pessoas ligadas a atos antidemocráticos em todo o País, entre eles os bloqueios de estradas promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) inconformados com a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.
Investigadores consideram que trata-se da maior ofensiva já realizada conta os financiadores dos atos antidemocráticos.
De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos nos municípios capixabas 23 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão mediante investigação sobre notícias fraudulentas (fake news) divulgadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
As ações levaram à abertura, no Supremo, de uma apuração “em razão da ocorrência, após a proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral, de diversos atos antidemocráticos, nos quais grupos de caminhoneiros, insatisfeitos com o resultado do pleito, passaram a bloquear o tráfego em diversas rodovias do país, em modus operandi semelhante ao verificado nos Feriados da Independência de 2021 e 2022”.
A ação ocorreu em atendimento ao inquérito 4.781/DF, representado pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Espírito Santo (PGJ/ES). Ainda segundo a PF, o caso está em segredo de Justiça e, por isso, detalhes sobre as prisões não serão divulgados.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui