ads-geral-topo

Especial

Inserção no mercado de trabalho ainda é um desafio para a mulher

A criação de mais políticas públicas para a inserção da mulher no mercado de trabalho e a valorização da mão de obra feminina está entre os principais desafios

Por Redação

4 mins de leitura

em 22 de mar de 2023, às 10h27

Foto: Divulgação

Por Flavio Cirilo

A criação de mais políticas públicas para a inserção da mulher no mercado de trabalho e a valorização da mão de obra feminina está entre os principais desafios ainda a serem superados pelas mulheres nos dias atuais.

Conforme explica a servidora pública, ex-prefeita de Itapemirim e ex-deputada federal Norma Ayub, apesar das lutas cotidianas chamarem mais atenção para a violência doméstica, as mulheres também enfrentam muitas dificuldades quando o assunto é a inserção no mercado de trabalho.

“Eu ainda assisto estarrecida a episódios de violência contra a mulher. Fui titular na Comissão da Mulher e trabalharmos arduamente para criar leis mais rigorosas de proteção à mulher. Avançamos muito, mas ainda há muito o que fazer. Outra coisa que trabalhamos foi nos projetos que promoveram mais acesso da mulher no mercado de trabalho. É importante que mulheres sejam mais independentes financeiramente. Isso ainda é um desafio, mas a luta continua, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, afirmou.

Assim como nos espaços de Poder, quando uma mulher consegue uma vaga no mercado de trabalho, além de lidar com o preconceito advindo do machismo, que ainda impera em algumas organizações, ela também precisa enfrentar situações, por vezes, constrangedoras, pelo fato de ser do sexo feminino.

Para  Norma Ayub, a equiparação de gênero tanto na política quanto nos demais postos de trabalho ainda é necessária, mesmo diante de um contexto em que as mulheres já se destacam pela sua força, coragem e competência.

A Câmara realmente ainda tem pouquíssima representação feminina. Mas, durante meus mandatos, no tempo em que estive lá, tivemos uma bancada feminina forte e resiliente que não se submeteu a machismo. Pelo contrário, grande parte das conquistas que beneficiaram o Brasil começou pelo olhar forte e sensível de uma deputada!”

Incentivo para contratação de mulheres

Tendo em vista os obstáculos para a inserção da mulher no mercado de trabalho, Norma Ayub, quando ainda exercia as suas funções como parlamentar, defendeu a causa e entrou na briga, juntamente com outras deputadas federais, pela aprovação do Projeto de Lei (PL 324/2022), que dispõe sobre incentivos tributários para contratação de mulheres no mercado de trabalho formal.

De acordo com o texto, as empresas terão redução de 20% para 10% da alíquota de contribuição à Seguridade Social para contratação de mulheres. A iniciativa ainda garante que a alíquota reduzida dure por 18 meses após a contratação de trabalhadoras.

O projeto, que já foi aprovado, também sugere que o Ministério do Trabalho e Previdência avalie e acompanhe o programa, válido até 2027.

“Todo dia é dia de lembrar do fundamental papel da mulher na sociedade, sua evolução e conquistas. A data [8 de março] foi criada para celebrar essas conquistas e trazer mais reflexão para a nossa sociedade. Simboliza a nossa luta!”, ressaltou Norma Ayub.

Empreendedorismo como alternativa

Levando em consideração as dificuldades apresentadas pelo mercado de trabalho, muitas mulheres têm recorrido a abertura do próprio negócio.

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, no município de Cachoeiro de Itapemirim, dos 13.694 cadastrados de microempreendedor, 7.041 são de mulheres.

Em todo o Brasil, segundo aponta o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 3.811.892 CNPJs com mulheres sócias ou proprietárias ativas já foram atendidos nos últimos cinco anos.

“Eu sou funcionária pública federal e estou aposentada. Nos espaços de trabalho, temos que enfrentar desafios diários sim para fazer valer nossos direitos e seguir a nossa caminhada. Na política, as mulheres estão se destacando, mas ainda falta muito para termos uma representatividade mais concreta”, exemplificou Norma Ayub.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape