ads-geral-topo
Cidades

A partir de sucata, aluno de Ibatiba constrói simulador de corrida

O autor do projeto é o estudante Daniel Lima Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Trindade de Oliveira

Por Redação

2 mins de leitura

em 12 de abr de 2023, às 14h18

Foto Ass. Com. Sedu

A realização de um desejo e a capacidade de concretizá-lo fizeram um aluno de uma escola estadual em Ibatiba construir um simulador de corrida automobilística. Para isso, ele usou conhecimentos técnicos em várias áreas, além de criatividade, utilizando materiais descartáveis que, para muita gente, não passa de lixo e sucata.

O estudante Daniel Lima Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Trindade de Oliveira, foi o autor dessa façanha. Ele conseguiu construir um equipamento de simulação de corrida automobilística, popularmente chamado de “G27”.

Daniel Lima Silva, autor do projeto do simulador de corrida automobilística (Foto Ass. Com. Sedu).

Além dos materiais físicos, para desenvolver o protótipo, o estudante precisou trabalhar conhecimentos técnicos em física, principalmente, em mecânica e elétrica. Sem esquecer da computação, necessária para desenvolver o sistema de reconhecimento de comandos, por meio de um software, para que o programa possa ser utilizado.

E a principal motivação para realizar o projeto do simulador de corrida, segundo Daniel, surgiu do desejo de ter o equipamento que tem um preço muito alto no mercado. “Não havia condições de comprar um desses para mim”, afirma, o estudante que faz parte do projeto Jovens Protagonistas da Secretaria do Estado de Educação (Sedu).

O protótipo desenvolvido por Daniel conta com um volante e um câmbio de marchas que foram retirados de carros que estavam em um ferro-velho em sua cidade. O estudante também utilizou peças de um micro-ondas quebrado, montou pedais de direção a partir de pedaços de madeira, dobradiças de armário e molas de click de botijão de gás. Tudo acoplado a um computador se transformou no simulador de corridas de carro.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Assuntos:

Ibatiba
ads-geral-rodape