Política Nacional

Assembleia do ES aprova prioridade de atendimento para autistas na rede pública de saúde

Defensor da causa, deputado Allan Ferreira destaca a necessidade de mais centros especializados

Foto: Divulgação | Assessoria do deputado

Nesta semana, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou o Projeto de Lei (PL) 137/2023, que garante às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) prioridade de atendimento na rede pública estadual de saúde perante identificação com a pulseira de quebra-cabeça (símbolo mundial da conscientização do TEA).
O objetivo da pulseira com símbolo do autismo a ser usada por pacientes com TEA nos serviços de saúde é evitar constrangimentos para autistas e seus familiares.
O deputado Allan Ferreira (Podemos), que é defensor da causa e que tem o autismo como principal bandeira do seu mandato, discursou sobre a importância de cada aprovação sobre o tema na casa. Allan também levantou o debate sobre a necessidade de mais centros especializados para atendimento.
“Precisamos urgentemente de políticas públicas pontuais para a causa autista. A consciência precisa chegar às prefeituras e aos governos federal e estadual. Precisamos de centros de tratamento de autistas em todas as regiões. Atualmente, as Apaes têm uma fila de mais de 7 mil crianças na fila de espera”, frisou Allan.
Na Assembleia, já tramitam dois Projetos de Lei de sua autoria em benefício da causa: PL 55/2023, que estabelece punições para quem tratar de forma discriminatória pessoas com deficiência, especialmente as que estão no espectro autista, sejam presencialmente ou em ambiente virtual de redes sociais, e PL 221/2023 que cria o selo de empresa amiga dos autistas no Espirito Santo.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726