ads-geral-topo
Cidades

Bispo de Alegre toma posse como bispo diocesano na Bahia

Dom Vicente nasceu em Alegre, no dia 27 de outubro de 1970. O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 8 de março de 2017.

Por Redação

2 mins de leitura

em 12 de abr de 2023, às 11h38

Foto: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

No próximo sábado (15), o bispo capixaba dom Vicente de Paula Ferreira toma posse como bispo diocesano de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. O ato acontecerá na Catedral de Nossa Senhora do Livramento, às 17 horas.

Natural de Alegre, no Caparaó capixaba, Dom Vicente será o terceiro bispo da Igreja Particular, presente nas terras da chapada e do sertão. Ele foi nomeado em 1º de fevereiro deste ano pelo Papa Francisco.

Por ser natural da sede episcopal da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, estará na posse canônica representando o Regional Leste 3 da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vicente é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio pós-doutoral em Teologia, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Dom Vicente é graduado em Filosofia pela UFJF e em Teologia pela FAJE. Autor de várias obras, integrante da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, foi formador de estudantes Redentoristas de Teologia em Belo Horizonte.

Tornou-se religioso da Congregação Redentorista, na Província do Rio de Janeiro, em 1992. Ordenou-se sacerdote em 1996. Na Congregação Redentorista, dedicou-se à província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missionários e, por quase uma década, exerceu o ministério de Provincial da Congregação.

Dom Vicente nasceu em Alegre, no dia 27 de outubro de 1970. O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 8 de março de 2017. A ordenação episcopal foi celebrada no dia 27 de maio do mesmo ano, na Igreja São José, Centro de Belo Horizonte e contou com a presença do então bispo de Cachoeiro do Itapemirim, Dom Dario Campos.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

Assuntos:

Bahia
ads-geral-rodape