ads-geral-topo
Cidades

Castelo: prefeitura alerta para vacinação contra meningite

A imunização acontece nas Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Por Redação

em 05 de abr de 2023, às 17h57

2 mins de leitura

Foto: Divulgação | PMCC

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) da cidade Castelo, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), está disponibilizando a vacina meningocócica C e a vacina meningocócica ACWY, contra duas formas graves da meningite.

A imunização acontece nas Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para vacinar é necessário apresentar um documento com foto, o CPF e a carteira de vacinação.

“Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a infecção. Cuide de quem você ama, leve sua criança para vacinar”, informou a secretária Municipal de Saúde, Marcela Nagel Stov.

Meningite no Brasil

No Brasil, a Meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais na primavera e verão.

A vacina Meningocócica C (Conjugada) – protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C. Esquema vacinal: 1ª dose aos 3 meses de idade; 2ª dose aos 5 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade.

A Meningocócica ACWY (Conjugada) – protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. Esquema vacinal: uma dose em adolescentes de 11 e 12 anos de idade, a depender da situação vacinal.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape