ads-geral-topo
Grande Vitória

Com shows e ações sociais, Movimento Cidade promove o evento “Cena Capixaba” em Vila Velha

Neste ano, o projeto apresenta o grupo Nação Mulher, uma rede de apoio nacional aos coletivos sociais com foco em produtividade feminina no movimento hip-hop.

Por Redação

3 mins de leitura

em 20 de abr de 2023, às 14h29

Foto: Divulgação

 Pensando em sustentabilidade, capacitação, música e arte, o Movimento Cidade põe na rua mais uma de suas ideias que transformam pessoas e cidades: é o Cena Capixaba, no dia 29 de abril. Na programação gratuita, um bate-papo com o grupo Nação Mulher-ES e show musical.

No ano passado, o Cena Capixaba, que reúne artistas locais em suas variadas expressões, promoveu ações similares em Jabaeté. O artista Handerson Chic trabalhou com os grupos de alunos da escola UMEF Paulo César Vinha, em um total de mais 100 estudantes com idades entre 8 e 9 anos, a atividade de pintura de telas gigantes de algodão cru. As telas foram expostas e, em seguida, permaneceram como patrimônio da instituição de ensino. O mesmo artista também trabalhou em um mural de grafite no espaço do projeto de mulheres Tons de Amoras.

Niria Mya, representante do Nação Mulher-ES

Neste ano, o projeto apresenta o grupo Nação Mulher, uma rede de apoio nacional aos coletivos sociais com foco em produtividade feminina no movimento hip-hop, que engloba cinco elementos: break, grafite, MC (letra e rima, mestre de cerimônias), DJ e o conhecimento literário como base de tudo. O grupo, presente em mais de 14 Estados, além do Distrito Federal, também promove cursos básicos de economia solidária, modelagem e costura à máquina para mulheres da periferia e integrantes LGBTQIA+.

O Movimento Cidade, carinhosamente conhecido como MC, é um projeto de criatividade e sustentabilidade urbana, nascido no Espírito Santo. Com o lema “cidades são pessoas”, o MC se identifica como um movimento de causa pela cultura no município, valorizando a criação coletiva por meio de formação de redes, programas, ações e produtos culturais.

O Cena Capixaba tem patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, por meio do Instituto EDP,  via Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC). É uma realização da Puri Produções com parceria do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

As ações, mobilizadas a partir de escutas com a comunidade que apontaram cultura como um dos temas prioritários, integram o programa Comunidade IN, desenvolvido pela EDP em Jabaeté desde 2021 . O Comunidade IN se baseia no conceito de cidades inteligentes, que propõe realizar intervenções que possam despertar um processo de transformação e consolidação da comunidade. O papel da EDP, por meio do Instituto EDP, entidade responsável pelas iniciativas socioculturais grupo, vai desde executar ações alinhadas com sua estratégia e expertise, até a mobilização de parcerias para a realização das iniciativas propostas

SERVIÇO:

 Cena Capixaba

29 de abril de 2023

Local: Projeto Tons de Amoras – Rua Líbano, Jabaeté, Vila Velha/ES — em frente à Polícia Militar e ao CRAS

Horário: 17h às 21h

Entrada gratuita

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape