ads-geral-topo
Política

Comissão de Cooperativismo discute papel das cooperativas no desenvolvimento capixaba

A reunião também abordou a dificuldade de agricultores familiares em participarem de licitações para fornecimento de merenda escolar

Por Redação

2 mins de leitura

em 14 de abr de 2023, às 12h23

Foto: Divulgação | Assessoria do deputado

Em reunião promovida pela Comissão de Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta quinta-feira (13), o superintendente do Sistema OCB-ES, Carlos André Santos de Oliveira (Carlão), apresentou dados que mostram a importância do cooperativismo no Estado.

Carlão destacou o objetivo da OCB em promover um ambiente favorável para o cooperativismo capixaba, que conta com 114 entidades empregando mais de 738 mil pessoas e registrou um faturamento de R$ 8,4 bilhões em 2021.

O presidente da Comissão de Cooperativismo da Ales, deputado estadual Allan Ferreira (Podemos), destacou o cooperativismo como uma forma de inclusão, permitindo que “os pequenos se tornem grandes”. Ele também enfatizou que o segmento é uma “solução moderna” para contornar os obstáculos do mundo atual, envolvendo bem-estar social, democracia, solidariedade, independência e autonomia.

Agricultura familiar

Além disso, a reunião abordou a dificuldade de agricultores familiares em participarem de licitações para fornecimento de merenda escolar. Representantes do segmento e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) estiveram presentes no encontro.

Outro ponto discutido na reunião foi a importância da aprovação de projetos de leis municipais de cooperativismo nas Câmaras. S

Segundo Carlão, a sanção desses textos pelos prefeitos irá fortalecer o marco legal do modelo societário cooperativista.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape