ads-geral-topo

Cachoeiro

Corregedoria da Câmara inicia processo para apurar fala de vereador

O corregedor da Casa fez a leitura do relatório de abertura do processo disciplinar para investigação, nesta terça-feira (4).

Por Redação

2 mins de leitura

em 05 de abr de 2023, às 13h18

Foto: Divulgação | Câmara de Cachoeiro de Itapemirim

A Corregedoria da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, que tem à frente o corregedor Marcelinho Fávero (PL), deu início à instalação de processo disciplinar para apurar denúncia do vereador Alexandre de Itaoca (PSB) em relação a fala do vereador Léo Camargo (PL) em um podcast regional.

De acordo com a denúncia, Camargo teria afirmado que seus colegas aprovaram projeto da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que criou 97 cargos na estrutura do município, porque esses cargos seriam dados aos vereadores como compra de votos.

Na sessão do dia 14 de março, Itaoca disse estar indignado com a acusação e afirmou que seu voto no projeto foi motivado pelo entendimento de que os cargos eram realmente necessários para o bom funcionamento do Executivo.

“Estou no meu terceiro mandato e não admito nunca dizerem que fui comprado por cargo”, disse o vereador, pedindo a apuração dos fatos.

Processo disciplinar

Na sessão desta terça-feira (4), o corregedor da Câmara, fez a leitura do relatório de abertura do processo disciplinar para realizar a investigação solicitada por Itaoca. No texto, a Corregedoria afirma que é preciso verificar se a fala de Camargo configura abuso de suas prerrogativas e ofensa ao Código de Ética parlamentar.

“Situações que ferem a dignidade da Câmara e dos vereadores precisam ser apuradas, relatadas e coibidas. A Câmara Municipal é a Casa do Povo e não pode ser palco para destruição da honra dos parlamentares que nela atuam. O respeito às normas internas, e a todas as normas externas a que esta Casa é submetida devem ser observados em qualquer situação”, diz o documento, salientando que a acusação de Camargo foi amplamente divulgada e repercutida nas redes sociais, gerando imagem negativa e agressões verbalizadas contra os vereadores.

Em vídeo postado nas redes sociais, o vereador Léo Camargo reiterou que a indicação de cargos existe e, embora não seja ilegal, considera a prática imoral. Disse ainda acreditar estar sendo vítima de perseguição política.

Ao final da sessão, a Câmara realizou votação para formar a comissão disciplinar que vai comandar a investigação. Os vereadores Paulo Grola (PSB), Rodrigo Sandi (PODE) e Ely Escarpini (PV) foram escolhidos por seus pares e em breve irão anunciar o cronograma de trabalho, bem como quem ocupará a presidência e a relatoria da comissão.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape