Política Nacional

Evair de Melo destina emenda para restauração do Convento da Penha

O deputado visitou o espaço nesta semana, que se inicia a Festa da Penha

Foto: Divulgação | Assessoria do deputado

A sacristia do Convento da Penha, que é um dos patrimônios históricos e religiosos mais importantes do Brasil, vai passar por um processo de restauração para ser aberta à visitação pública. A notícia foi anunciada pelo guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck, ao lado do deputado federal Evair de Melo (Progressistas), que destinou R$ 600 mil de uma emenda individual para essa obra.

O deputado e o Frei visitaram, nesta semana que se inicia a Festa da Penha, espaços já restaurados com recursos de uma emenda anterior do parlamentar que garantiu a recuperação de diversos aspectos da Capela de Nossa Senhora, como o forro, o piso e os sinos, além da pintura das paredes internas do santuário e melhorias nas instalações elétricas e no sistema de iluminação monumental do complexo. O projeto de instalação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) também fez parte deste primeiro recurso.

Ainda segundo o deputado Evair de Melo, a pesquisa arqueológica no sítio do Convento, trabalho científico que busca certificar fatos históricos e até mesmo buscar novas descobertas, iniciada com recursos anteriores, também terá continuidade com essa nova emenda.

“Todo esse trabalho está sendo realizado sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que sempre realizam um trabalho ímpar, de recuperação e proteção dos nossos patrimônios materiais e imateriais, visto que o convento é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1943”, declarou.

A sacristia, que nunca foi aberta à visitação, passará por um processo completo de restauração, desde o teto, que será restaurado, até a recuperação do armário em madeira, que está todo deteriorado e com cupim. Segundo o Frei Djalmo, as camadas de tintas serão retiradas para que se chegue à textura original. “O trabalho é complexo e em conversa com os profissionais do Iphan, podemos até mesmo remover as cerâmicas para se chegar à estrutura original. Tudo está sendo feito para que o fiel e o turista possam conhecer esse espaço tão importante para a história e a fé de nosso estado e de nosso país”, disse. 

Frei Djalmo informou que a abertura da sacristia do Convento da Penha para a visitação pública é mais uma iniciativa importante para a valorização da cultura e da história capixaba. “Com a continuidade dos trabalhos de preservação e restauro, será possível garantir que as próximas gerações possam conhecer e se emocionar com esse importante patrimônio”. finalizou.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726