ads-geral-topo

Capelania Hospitalar

Fé que ajuda salvar vidas: pacientes de Cachoeiro contam com momentos de oração

Os momentos de oração acontecem às terças e sextas, no período vespertino, no Hospital Unimed, na Safra, em Cachoeiro de Itapemirim

Por Redação

4 mins de leitura

em 28 de abr de 2023, às 09h01

Foto: Divulgação

Momentos de oração: “Temos vários testemunhos de superação, de fé, de pessoas que, em meio à dor e à tristeza, encontram momentos para agradecer”. Com este relato, a analista de Negócios de Tecnologia da Informação da Unimed Sul Capixaba, Joivânia Barbosa, comemora um ano da Capelania Hospitalar, serviço religioso voluntário prestado a pessoas internadas no Hospital.

O grupo que faz as visitas é composto por profissionais da cooperativa dos mais variados setores e formações. Os momentos de oração acontecem às terças e sextas, no período vespertino, no Hospital Unimed, na Safra, em Cachoeiro de Itapemirim.

“A Capelania Hospitalar é uma prestação de serviço religioso garantido por lei, previsto, inclusive, na Constituição Brasileira de 1988. Nosso grupo realiza visitas para pacientes, acompanhantes e visitantes que aceitam a abordagem da hospitalidade. Fazemos uma meditação da Bíblia, oramos, entregamos folhetos e ouvimos as pessoas, quando elas desejam falar. Entendemos que, com este projeto, levamos refrigério e conforto espiritual para quem, muitas vezes, está passando por um momento delicado com a hospitalização”, conta Joivânia, que é a responsável pelo projeto.

Além dela, participam a assistente do núcleo da Diretoria Eliane Kiepert; a biomédica perfusionista e do núcleo da Qualidade Thaíza Leal Freire dos Santos; o técnico de Segurança do Trabalho da empresa Luíz Carlos Rocha Junior; a recepcionista Beatriz Campos Pogian Brum; a assistente administrativa Alessandra Lima Silveira; e a enfermeira de Treinamento do Recursos Humanos, Débora Fiel de Abreu Almeida.

“Sou grata por poder compartilhar da palavra de Deus com as pessoas que estão passando momentos de enfermidade, porque hoje eu conduzo o projeto, mas em outro momento, eu posso estar ali, no leito de um hospital, recebendo orações”, lembra Joivânia.

O que dizem os voluntários do momento de oração

  • “Capelania significa pra mim, mais um privilégio extraordinário que o Senhor Jesus me dá de viver e levar a sua palavra para outras pessoas. Nessas oportunidades, a ideia é levar um pouco de refrigério aos pacientes e acompanhantes, mas, em muitos casos, somos nós que saímos com aprendizados maravilhosos. É uma imensa honra fazer parte dessa equipe abençoada”.

Luíz Carlos Rocha Junior, técnico de Segurança do Trabalho na Unimed Sul Capixaba.

  • “A Capelania representa uma das formas de obedecer ao chamado do Pai em espalhar o Evangelho a todos. É um privilégio poder compartilhar a Palavra no local de trabalho com os que precisam de refrigério e alimento espiritual. Ser usada por Deus para fazer sua missão na terra é o que mais desejo e a Capelania tem me permitido realizar”.

Thaíza Leal Freire dos Santos, biomédica perfusionista do núcleo da Qualidade na Unimed Sul Capixaba.

  • “A Capelania representa uma grande satisfação e um grande privilégio pra mim. Fico feliz em saber que posso levar a palavra do Senhor, carinho, esperança e de amor para as pessoas naquele momento de angústia, que estão atravessando um momento difícil, que é uma internação. Tenho muito orgulho em fazer parte desse projeto.

Beatriz Campos Pogian Brum, recepcionista no Hospital Unimed Sul Capixaba

  • “A capelania é um momento muito especial, em que tiramos parte do nosso tempo para doar um pouco do nosso conhecimento da palavra do Senhor. A gente vai com a intenção de levar algo, mas sempre é surpreendido por receber. Temos testemunhos de superação, de pessoas que, mesmo em meio à tristeza, encontram momentos para agradecer. Sou grata a deus pelo privilégio de poder compartilhar da palavra dEle. Hoje sou eu que faço a oração, amanhã, posso estar lá recebendo”.

Alessandra Lima Silveira, assistente administrativa na Unimed Sul Capixaba.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape