ads-geral-topo
Cidades

Jogo on-line sobre Roberto Carlos mobiliza 360 estudantes de Cachoeiro

“Quando fomos informados de que participaríamos, imediatamente, abraçamos a oportunidade. Nossos alunos ficaram encantados com a história de vida do nosso rei."

Por Redação

3 mins de leitura

em 14 de abr de 2023, às 07h10

Foto: Divulgação/ PMCI

Mais de 360 alunos de escolas municipais de Cachoeiro estão tendo a oportunidade de aprender mais – e de forma divertida – sobre um de seus conterrâneos mais ilustres: o cantor Roberto Carlos. Eles participam do “Quiz do Rei”, jogo de perguntas e respostas sobre o artista promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, como parte das atividades comemorativas pelo aniversário do artista – 19 de abril – no município.

Os estudantes testam seus conhecimentos sobre o astro da música brasileira em uma plataforma virtual desenvolvida pela Coordenadoria Executiva de Tecnologia de Informação (CTI) da Prefeitura, usando os computadores das unidades de ensino participantes. São elas: Luiz Marques Pinto (Boa Vista), Monteiro Lobato (Alto União), Galdino Theodoro da Silva (Jardim Itapemirim), Prof. Pedro Estellita Herkenhoff (Waldir Furtado Amorim), Jenny Guárdia (São Geraldo) e Gércia Guimarães (Fé e Raça).

“É muito legal, porque estou aprendendo sobre a história do Roberto Carlos, que eu não conhecia muito bem. É bom saber que alguém tão importante nasceu aqui e faz parte da nossa história”, afirma Guilherme Ciciliote, aluno do sétimo ano da escola Galdino Theodoro.

Os gestores das unidades também estão gostando da iniciativa, que contribui com o desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula.

“Quando fomos informados de que participaríamos, imediatamente, abraçamos a oportunidade. Nossos alunos ficaram encantados com a história de vida do nosso rei. Isso despertou uma curiosidade maior em relação à cultura de Cachoeiro. Entre muitas ações desenvolvidas, na disciplina de História, trabalhamos o conhecimento da história cultural de nossa cidade. Em Língua Portuguesa, exploramos a produção de textos com diferentes gênero textuais, como a poesia”, ressalta a gestora da Prof. Pedro Estellita Herkenhoff, Neide Ornelas.

Realizado com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o Quiz será realizado, ao longo de abril, com dez perguntas liberadas a cada semana. Os alunos estão tendo um tempo determinado para responder às questões e não podem contar com ajuda extra.

Haverá premiação para os quatro que tiverem melhor desempenho no jogo. O vencedor vai levar, para casa, um teclado. Os demais ganharão violões. Também será oferecida ao campeão e ao vice-campeão bolsa de estudo, para cada um, por um ano, em duas escolas de música de Cachoeiro: Conservatório de Música – onde Roberto estudou – e Escola de Música Express.

“Acreditamos muito em ações de Educação Patrimonial, como essa, para nos fortalecermos como cidade turística. O sentimento de pertencimento é uma mola importantíssima para que os munícipes desejem divulgar a cidade e receber os turistas”, avalia a secretária municipal de Turismo e Cultura, Fernanda Martins.

Aniversário do Rei

As comemorações pelo aniversário de Roberto Carlos, em Cachoeiro, contam com muitas outras atrações. A programação completa pode ser conferida no site www.cachoeiro.es.gov.br/aniversario-do-rei-2023.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape