ads-geral-topo
Cidades

Mostra escolar sobre Frida Kahlo causa polêmica em Castelo

A escola tem uma proposta de trabalho para a disciplina de arte com quatro artistas, e a primeira escolhida foi a Frida Kahlo

Por Redação

2 mins de leitura

em 28 de abr de 2023, às 14h40

Foto: Divulgação

Uma mostra escolar da disciplina de arte aplicada aos alunos da EMEIEF Frei José Osés, em Castelo, causou polêmica na cidade por conta do tema do trabalho: a pintora mexicana Frida Kahlo, famosa por seus autorretratos.

A escola tem uma proposta de trabalho para a disciplina de arte com quatro artistas, e a primeira escolhida foi a Frida Kahlo. O trabalho foi realizado conforme os documentos que regem a educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o currículo escolar.

Durante três meses, os alunos se dedicaram ao trabalho, que envolveu diversas técnicas de arte, além do desenvolvimento cognitivo e a coordenação motora. Com a conclusão, a escola decidiu expor os trabalhos em uma mostra, montada no Centro Cultural do município.

A equipe pedagógica da escola pediu autorização em um supermercado para fazer a divulgação da exposição, que aconteceria durante a semana no Centro Cultural, que fica localizado na Secretaria Municipal de Educação, que autorizou a realização da mostra. No entanto, uma pessoa que estava no local da divulgação se exaltou quando viu a personagem, levando o trabalho das crianças para o campo político.

De acordo com de uma professora, que prefere não se identificar, essa pessoa entrou em contato com a gestão municipal para fazer pontuações sobre o tema do trabalho e a exposição no Centro Cultural foi suspensa, e a mostra foi levada para a escola.

Por meio de nota, a Prefeitura de Castelo informa que a escola realizou uma mostra cultural externa ao ambiente escolar sem o cumprimento das orientações da Secretaria, sendo orientada a recolhê-la ao ambiente escolar. Uma questão de organização administrativa no período de maior ênfase à segurança nas escolas devido aos últimos acontecimentos ocorridos no Brasil.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape