ads-geral-topo
Cidades

Muniz Freire e Calçado também tomam medidas para segurança nas escolas

Em Muniz Freire, foi realizada reunião para discutir o assunto, enquanto São José do Calçado está pedindo a colaboração das Polícias Militar e Civil

Por Redação

3 mins de leitura

em 11 de abr de 2023, às 10h58

Em Muniz Freire, a Secretaria Municipal de Educação realizou reunião, nesta segunda-feira (10) (Foto Ass. Com. Muniz Freire).

Os municípios de Muniz Freire e São José do Calçado, na região do Caparaó, também resolveram adotar medidas para segurança nas escolas das suas redes municipais. Em Muniz Freire, a Secretaria Municipal de Educação realizou reunião, nesta segunda-feira (10) para discutir o assunto, enquanto em São José do Calçado, a Prefeitura está pedindo a colaboração das Polícias Militar e Civil.

Na reunião em Muniz Freire, o prefeito Dito Silva, secretários municipais e representantes do Poder Legislativo, Polícias Civil e Militar e Conselho Tutelar, discutiram ações integradas que maximizem a segurança nas escolas do município. E, de imediato, o prefeito determinou que os agentes da Guarda Municipal sejam remanejados, de forma emergencial, para atuarem nas unidades de ensino, para fazer o controle do acesso às áreas internas das unidades.

Ao mesmo tempo, ficou acordado que a Polícia Militar irá reforçar as rondas nas rotas das escolas, focando no controle externo do ambiente escolar e na identificação de eventuais ameaças. “Estamos tomando medidas imediatas, como colocar segurança nas escolas e reforçar as rondas da PM, mas também já estamos adquirindo sistema de monitoramento eletrônico para as escolas e identificando as unidades onde serão necessárias intervenções físicas, como a construção de muros ou a instalação de portões, por exemplo”, informa, Dito Silva.

Além disso, a Prefeitura informa que serão criados protocolos internos para a capacitação da comunidade escolar e reforçado o atendimento de equipes multidisciplinares.  Psicólogo e assistente social irão trabalhar junto aos estudantes, pais e também profissionais da Educação.

Uma nova reunião já foi agenda para o dia 19 de abril, desta vez com a presença dos membros dos Conselhos de Escola para voltar as medidas para segurança reforçada nas unidades de ensino. “A segurança escolar é um problema complexo que envolve o poder público em suas diversas instâncias, mas também a sociedade em geral”, destaca, o prefeito Dito Silva.

  • Medidas para segurança nas escolas de Calçado com apoio da polícia

Em São José do Calçado, a Prefeitura publicou nota em suas redes sociais tranquilizando a população quanto aos boatos que têm circulado pelas redes sociais, na internet, sobre possíveis invasões a escolas, o que está acontecendo em todo o Espírito Santo. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Educação protocolou um pedido de colaboração junto à Polícia Militar e à Polícia Civil, visando garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários das escolas do município.

A nota, contudo, ratifica que “não há registros concretos de ameaças ou tentativas de invasão” às escolas da rede municipal de ensino em São José do Calçado. “Mas entendemos que é necessário estar preparado para qualquer eventualidade”, completa, a nota. E conclui, reforçando o compromisso da Prefeitura “com a segurança e a tranquilidade de toda a comunidade escolar”, contando “com o apoio e a colaboração das autoridades policiais, para que possamos continuar oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para nossos alunos”.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape