ads-geral-topo
Conexão Safra

Startup reconhecida por Elon Musk inaugura fábrica de biochar em MG

O biochar é um produto sólido que se assemelha ao pó de carvão. É obtido por meio da extração do carbono contido nos resíduos vegetais, utilizando o processo de pirólise.

Por Redação

2 mins de leitura

em 20 de abr de 2023, às 13h47

Reconhecida pela fundação de Elon Musk, a NetZero concentra-se na implantação de biochar em larga escala nos trópicos. (*Fotos: Gil Silva / NetZero Divulgação)

A francesa NetZero, uma startup cujo modelo premiado alavanca o biochar para combater as alterações climáticas e tornar a agricultura mais sustentável, inaugura no Brasil a primeira fábrica dedicada à produção de biochar da América Latina. Localizada em Lajinha, em Minas Gerais, a fábrica poderá produzir mais de 4.500 toneladas de biochar por ano, o que significa remover anualmente mais de 6.500 toneladas de CO2 equivalente da atmosfera. Batizada de Guy Reinaud, em homenagem a um dos pioneiros do biochar, a fábrica foi construída em apenas seis meses e emprega diretamente 30 funcionários.

O biochar é um produto sólido que se assemelha ao pó de carvão. É obtido por meio da extração do carbono contido nos resíduos vegetais, utilizando o processo de pirólise. No caso da NetZero, a matéria-prima são resíduos agrícolas. O biochar estabiliza de forma duradoura o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera por meio da fotossíntese. Este carbono estável é colocado no solo para armazená-lo longe da atmosfera, e ao fazê-lo também melhora a fertilidade do solo. Ambos benefícios foram estudados extensivamente e são validados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM COMPLETA

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape