Saúde e Bem-estar

Unimed Sul Capixaba promove ações para o Dia Mundial do Autismo

No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo e a Unimed Sul Capixaba vai aproveitar a data para realizar ações internas e participar de uma caminhada sobre o tema.

Angelina
Foto: Divulgação

Até completar um ano e 10 meses, Angelina, hoje com três anos e oito meses, se comportava como qualquer outra criança. Mas, a partir daí, os pais começaram a identificar sinais de que ela precisava de ajuda. Após passar por especialistas, ela recebeu o diagnóstico de autismo e, o quanto antes, iniciou as terapias que hoje trazem qualidade de vida para ela. No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo e a Unimed Sul Capixaba vai aproveitar a data para realizar ações internas e participar de uma caminhada sobre o tema.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

“A Angelina parou de obedecer comandos, parou de falar, não aceitava ficar com ninguém além de mim, não interagia mais com outras crianças. Todos esses sinais me levaram a buscar ajuda profissional. Quando recebi o diagnóstico, falei com a médica que queria tratar a minha filha e vê-la melhor. A partir daí, iniciamos as terapias e toda a evolução dela é por conta disso”, conta Marcela Paladini Demarce, mãe da Angelina. 

A menina faz acompanhamento com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicólogo no Integrar, que é a Unidade de Terapias Especiais da Unimed Sul Capixaba. Desde que começou, a mãe comemora o quanto a filha evoluiu.

“Hoje, a Angelina gosta mesmo é de movimento, festa, gente, coisas que eu achava que ela não conseguiria conviver. Ela está falando bem, diante de como estava, e sei que ela vai evoluir ainda mais. Primeiramente, eu tenho fé e, em segundo lugar, eu tenho disposição pra ajudar a minha filha a ser uma criança com o desenvolvimento igual às demais”, conta Marcela.

A pediatra e diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grillo, aponta a importância do diagnóstico precoce. “O diagnóstico do autismo leva em consideração uma avaliação criteriosa, a partir de um conjunto de alterações, nas áreas cognitiva, psicológica e motora. Aos sinais de atraso nos marcos do desenvolvimento, os pais devem contatar o pediatra para que ele possa fazer o encaminhamento para o profissional adequado. Após diagnosticado, o ideal é iniciar as terapias o quanto antes. Isso vai impactar diretamente nos resultados colhidos em longo prazo”, conta.

Durante esta semana, as 205 crianças atendidas no Integrar vão participar de diversas ações que a equipe preparou para lembrar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. Vão acontecer oficinas de criação de máscaras; decoração do ambiente; pegadas de coelho e caça aos ovos, por conta da Páscoa; e atividades recreativas, como pintura e recortes.

“Cada criança tem um nível de desenvolvimento, tem mais habilidade para algumas áreas, menos para outras. Pensando nisso, a equipe do Integrar vai fazer as ações de conscientização durante as sessões, respeitando as peculiaridades de cada indivíduo”, conta Grazielle. 

 Conheça alguns sinais de autismo

– Pouco ou nenhum contato visual;

– Imitação involuntária dos movimentos das pessoas;

– Interação social atípica;

– Repetição de palavras sem sentido;

– Atraso ou involução na fala;

– Dificuldade de aprendizagem.

Fonte: Grazielle Grillo, pediatra e diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba

Caminhada para conscientização

Por conta do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com outras instituições alinhadas à causa, está programando uma série de ações nesta semana.

No domingo, foi realizada a caminhada “Menos preconceito, mais informação”, com saída da Praça Jerônimo Monteiro, às 8h, rumo à Praça de Fátima. A caminhada contou com diversas ações de lazer para crianças e seus familiares.

Além de oferecer água e picolé no evento, a Unimed Sul Capixaba disponibilizou uma ambulância com equipe médica em todo o percurso e durante as atividades nas praças.

“Quisemos marcar presença neste evento para lembrar que nós estamos atentos às demandas do Integrar e que queremos unir forças para que, cada vez mais, crianças com diagnósticos de autismo tenham acesso a tratamentos que podem mudar o dia a dia delas para sempre”, reforça a pediatra da Unimed sul Capixaba Grazielle Grillo.

O Integrar

O Integrar (Unidade de Terapias Especiais da Unimed Sul Capixaba) é um espaço desenvolvido para acompanhamento de pacientes com Transtornos Globais do Desenvolvimento, com atendimento baseado na análise do comportamento aplicada.

É direcionado para crianças de todas as idades diagnosticadas com algum tipo de deficiência intelectual. A principal aplicação é voltada à primeira infância, com a estimulação primária.

O trabalho é fundamentado com base ética e científica, por meio de um acompanhamento personalizado para cada perfil de paciente, feito por uma equipe multidisciplinar qualificada para prestar o atendimento mais adequado.