ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Unimed Sul Capixaba promove ações para o Dia Mundial do Autismo

No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo e a Unimed Sul Capixaba vai aproveitar a data para realizar ações internas e participar de uma caminhada sobre o tema.

Por Redação

5 mins de leitura

em 03 de abr de 2023, às 11h30

Foto: Divulgação

Até completar um ano e 10 meses, Angelina, hoje com três anos e oito meses, se comportava como qualquer outra criança. Mas, a partir daí, os pais começaram a identificar sinais de que ela precisava de ajuda. Após passar por especialistas, ela recebeu o diagnóstico de autismo e, o quanto antes, iniciou as terapias que hoje trazem qualidade de vida para ela. No dia 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo e a Unimed Sul Capixaba vai aproveitar a data para realizar ações internas e participar de uma caminhada sobre o tema.

“A Angelina parou de obedecer comandos, parou de falar, não aceitava ficar com ninguém além de mim, não interagia mais com outras crianças. Todos esses sinais me levaram a buscar ajuda profissional. Quando recebi o diagnóstico, falei com a médica que queria tratar a minha filha e vê-la melhor. A partir daí, iniciamos as terapias e toda a evolução dela é por conta disso”, conta Marcela Paladini Demarce, mãe da Angelina. 

A menina faz acompanhamento com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicólogo no Integrar, que é a Unidade de Terapias Especiais da Unimed Sul Capixaba. Desde que começou, a mãe comemora o quanto a filha evoluiu.

“Hoje, a Angelina gosta mesmo é de movimento, festa, gente, coisas que eu achava que ela não conseguiria conviver. Ela está falando bem, diante de como estava, e sei que ela vai evoluir ainda mais. Primeiramente, eu tenho fé e, em segundo lugar, eu tenho disposição pra ajudar a minha filha a ser uma criança com o desenvolvimento igual às demais”, conta Marcela.

A pediatra e diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grillo, aponta a importância do diagnóstico precoce. “O diagnóstico do autismo leva em consideração uma avaliação criteriosa, a partir de um conjunto de alterações, nas áreas cognitiva, psicológica e motora. Aos sinais de atraso nos marcos do desenvolvimento, os pais devem contatar o pediatra para que ele possa fazer o encaminhamento para o profissional adequado. Após diagnosticado, o ideal é iniciar as terapias o quanto antes. Isso vai impactar diretamente nos resultados colhidos em longo prazo”, conta.

Durante esta semana, as 205 crianças atendidas no Integrar vão participar de diversas ações que a equipe preparou para lembrar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. Vão acontecer oficinas de criação de máscaras; decoração do ambiente; pegadas de coelho e caça aos ovos, por conta da Páscoa; e atividades recreativas, como pintura e recortes.

“Cada criança tem um nível de desenvolvimento, tem mais habilidade para algumas áreas, menos para outras. Pensando nisso, a equipe do Integrar vai fazer as ações de conscientização durante as sessões, respeitando as peculiaridades de cada indivíduo”, conta Grazielle. 

 Conheça alguns sinais de autismo

– Pouco ou nenhum contato visual;

– Imitação involuntária dos movimentos das pessoas;

– Interação social atípica;

– Repetição de palavras sem sentido;

– Atraso ou involução na fala;

– Dificuldade de aprendizagem.

Fonte: Grazielle Grillo, pediatra e diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba

Caminhada para conscientização

Por conta do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com outras instituições alinhadas à causa, está programando uma série de ações nesta semana.

No domingo, foi realizada a caminhada “Menos preconceito, mais informação”, com saída da Praça Jerônimo Monteiro, às 8h, rumo à Praça de Fátima. A caminhada contou com diversas ações de lazer para crianças e seus familiares.

Além de oferecer água e picolé no evento, a Unimed Sul Capixaba disponibilizou uma ambulância com equipe médica em todo o percurso e durante as atividades nas praças.

“Quisemos marcar presença neste evento para lembrar que nós estamos atentos às demandas do Integrar e que queremos unir forças para que, cada vez mais, crianças com diagnósticos de autismo tenham acesso a tratamentos que podem mudar o dia a dia delas para sempre”, reforça a pediatra da Unimed sul Capixaba Grazielle Grillo.

O Integrar

O Integrar (Unidade de Terapias Especiais da Unimed Sul Capixaba) é um espaço desenvolvido para acompanhamento de pacientes com Transtornos Globais do Desenvolvimento, com atendimento baseado na análise do comportamento aplicada.

É direcionado para crianças de todas as idades diagnosticadas com algum tipo de deficiência intelectual. A principal aplicação é voltada à primeira infância, com a estimulação primária.

O trabalho é fundamentado com base ética e científica, por meio de um acompanhamento personalizado para cada perfil de paciente, feito por uma equipe multidisciplinar qualificada para prestar o atendimento mais adequado.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape