ads-geral-topo
Cidades

Vaquinha tenta arrecadar valor para ‘Xuxu’ comprar casa em Cachoeiro; conheça a história

Há cerca de dois anos, ela teve a casa invadida por criminosos que levaram tudo do imóvel. Depois disso, Xuxu, que mora sozinha, tentou tirar a própria vida três vezes.

Por Redação

3 mins de leitura

em 24 de abr de 2023, às 11h25

Fotos: Rafael Duarte

Quem costuma frequentar a região central de Cachoeiro de Itapemirim, especialmente no Guandu, já deve ter visto Edinéia dos Santos, 41 anos, mais conhecida como “Xuxu”, pedindo uma colaboração em dinheiro sempre com um sorriso no rosto e palavras de carinho e motivação.

Embora seja sempre uma pessoa bem humorada, Xuxu sobrevive às adversidades numa vida simples e rodeada de dificuldades. Isso porque além da escassez financeira, ela enfrenta um câncer no seio e doenças decorrentes da obesidade. Mas, a vida de Edinéia está prestes a mudar com a realização do maior sonho dela: a compra da casa própria, por meio de uma vaquinha virtual.

Há cerca de dois anos, ela teve a casa invadida por criminosos que levaram tudo do imóvel. Depois disso, Xuxu, que mora sozinha, tentou tirar a própria vida três vezes. Mas deu a volta por cima pedindo dinheiro na rua, sua única opção.

As condições de vida de Xuxu começaram quando o fotógrafo Rafael Duarte fez um ensaio fotográfico dela e publicou as fotos em suas redes sociais contando sobre sua história. Logo, seus seguidores pediram para que ele abrisse a vaquinha virtual. E assim Rafael fez.

Com o dinheiro arrecadado, o fotógrafo foi à casa de Xuxu, que é alugada, e junto com ela organizou melhorias, inclusive, com a compra de novos móveis. Além disso, o dinheiro foi usado para pagar contas atrasadas de água e luz. Entretanto, a casa onde ela mora está à venda e, caso seja comprada, Xuxu precisará deixar o imóvel.

Mas, o sonho de ter uma casinha para chamar de sua está próximo. É que a história dela foi parar no “Razões para Acreditar”, uma instituição com mais de 5 milhões de seguidores que promove vaquinhas em âmbito nacional para ajudar pessoas que necessitem de suporte financeiro. Agora, o grupo corre contra o tempo para arrecadar o valor da casa para que a compra seja feita o mais rápido possível. 

Segundo Xuxu, atualmente ela sobrevive com R$ 340 reais obtidos por meio de um benefício do governo, mas esse valor é usado para pagar o aluguel de R$ 400 e por não ter condições de trabalhar, ela pede dinheiro à população para completar o valor da moradia e sobreviver. 

“O intuito inicial do ensaio era fazer a Xuxu visível. Quem é visto, mas nunca é enxergado. Eu queria tornar a Xuxu conhecida para que outras pessoas, quando passassem por ela, se lembrassem da história e contribuíssem com dinheiro para ela ter um pouco mais de dignidade, a ideia da vaquinha partiu dos meus seguidores”, afirmou.

Segundo Edinéia, após a compra da casa, o dinheiro do aluguel será usado para qualidade de vida e, principalmente, na continuidade do tratamento contra o câncer, que está parado por falta de condições.

Clique aqui para ajudar

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape