Em sessão ordinária, nesta segunda-feira (8), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Guaçuí, Valmir Santiago, chamou a atenção do Ministério Público para a situação calamitosa em que se encontra o abrigo Silva Riva.
Além da falta de alguns alimentos, a instituição encontra-se com móveis deteriorados e sem condições de uso. Por falta de cama, os colchões também estão sendo improvisados como dormitório no chão.
“Eu recebi uma denúncia de que não tinha leite para as crianças tomar. Estavam tomando café com biscoito. Legumes não tinha, verdura não tinha. Eu quero saber qual é o problema. Porque existe uma secretaria responsável pelo abrigo. Mas as condições que o abrigo se encontra, é de dar vergonha. Eu fui lá. Vi pessoalmente”, ressaltou o vereador.
A instituição, que acolhe crianças de 0 a 18 anos, é de responsabilidade da administração pública municipal e deveria ser mantida e receber assistência integral da Secretaria Municipal de Ação Social.
“Se tem projeto para poder melhorar, melhora antes as condições, porque olhe as condições dos colchões. É uma situação triste. São crianças de 0 a 18 anos, que necessitam de estar ali. Agora essas condições que estão, eu acho que tem que haver uma denúncia. Não pode continuar da forma que está”, cobrou Valmir Santiago.
Descaso
Outra situação destacada durante a sessão é o descaso da Prefeitura de Guaçuí com o abrigo. De acordo com informações que chegaram ao gabinete do presidente da Casa Legislativa, os funcionários fazem os trâmites necessários e solicitam os itens para a manutenção do espaço, mas não são atendidos pelo poder público municipal.
“São nove cuidadores, um servente, uma pedagoga, uma psicóloga, uma merendeira, uma assistente social, totalizando são 14 funcionários, que estão de parabéns por fazerem o melhor com o que tem disponível na instituição. Fazem a lista, manda para a prefeitura, mas não chega o que está sendo solicitado”, explicou o chefe do Poder Legislativo de Guaçuí.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.