Abuso contra crianças aumenta 290% em Anchieta, alerta vereador
Os dados do Conselho Tutelar foram divulgados pelo vereador Renato Lorencini (PSB), nesta quinta-feira (18).

O aumento no número de casos de abusos contra crianças em Anchieta reforçou a importância da implementação de políticas públicas para o combate a esse tipo de prática criminosa na cidade.
De acordo com dados do Conselho Tutelar, divulgados pelo vereador Renato Lorencini (PSB), nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, somente no ano passado o município registrou cerca de 1700 casos.
“O número de casos denunciados e confirmados em Anchieta é assustador e revoltante. Recebemos com tamanha tristeza, dados do Conselho Tutelar dos últimos anos. Somente no ano passado, tivemos 1700 casos registrados, sendo que 870 foram confirmados e os demais seguem em investigação”, explicou o vereador.
Lorencini ainda ressaltou que o número de denúncias crescentes reflete a urgência de ações integradas entre o poder público e organizações de segurança e sociais, já que a maioria dos casos de abuso sexual ocorre dentro de casa, com familiares ou conhecidos da família.
“Outro dado alarmante é que tivemos um aumento 290% de casos de 2021 para 2022. Se considerarmos os dados do Observatório da Criança e do Adolescente, da Fundação Abrinq, Anchieta possui 8933 crianças e adolescentes. Sendo assim, com os casos confirmados em 2022, pode-se afirmar que a cada 10 crianças de Anchieta, uma foi abusada no ano passado. Isso quer dizer também que, por dia, ao menos 2 crianças são vítimas de abuso na cidade”, disse o vereador.
Ações integradas
Neste mês, a Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceira com a Polícia Civil e Guarda Municipal realizaram uma série de visitas às escolas do município com o objetivo de conscientizar os estudantes e alertá-los sobre os comportamentos abusivos, bem como as formas de denúncia.
Além dos canais 190 e 180, as denúncias também podem ser realizadas pelos telefones do Conselho Tutelar: (28) 3536-3240, de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, ou pelo celular de prontidão: (28) 99914-2945, que fica disponível durante 24 horas.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui