ads-geral-topo
Economia

Advogado orienta como evitar golpes com a restituição do Imposto de Renda

O primeiro lote contemplará mais de 4,1 milhões de contribuintes, com um valor total de R$ 7,5 bilhões em crédito.

Por Redação

2 mins de leitura

em 24 de maio de 2023, às 12h52

Foto: reprodução

A Receita Federal começa a restituição do imposto de renda no próximo dia 31 de maio – dia em que termina também o prazo para envio da Declaração de IR. Mais de 500 mil capixabas já realizaram o envio da sua declaração e, 66% serão contemplados com a restituição do imposto. Em todo o Brasil, o primeiro lote contemplará mais de 4,1 milhões de contribuintes, com um valor total de R$ 7,5 bilhões em crédito. Gerson de Souza, advogado Tributarista, alerta para que as pessoas tenham cuidado com promessas de antecipação da restituição do IR. 

“Os golpistas se aproveitam do desconhecimento e também da vontade de receber mais rapidamente o crédito devido das pessoas e entram em contato por meio de mensagens de texto, e-mails e até WhatsApp. Em muitos casos, os contribuintes se deparam com sites que imitam o layout dos órgãos, mas é preciso lembrar que Receita Federal não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitando dados das pessoas”, aponta. 

Gerson destacar que o meio mais seguro para consultar a restituição é acessando a própria página da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a restituição”. “Esse ano quem optou pelo crédito da restituição por meio do Pix entra na fila preferencial para pagamento ainda no primeiro lote, mas é preciso verificar”, orienta. 

O especialista em Direito Tributário afirma que uma das maneiras de evitar golpes é nunca divulgar seus dados e informações pessoais a terceiros na internet. “Na dúvida, sempre busque os meios oficiais para garantir a sua segurança. Também é recomendado não fazer o download de arquivos, pois, podem ‘contaminar’ o celular ou computador para roubar dados dos contribuintes”, orienta. 

Outra modalidade de golpe de antecipação da restituição é o pagamento de parcelas para liberação da restituição ou remoção da malha fina. “Neste caso, não é recomendado fazer o pagamento de nada que não seja para o próprio órgão”, destaca Gerson

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape