ads-geral-topo

Case de sucesso!

Anjos Sorvetes: produção familiar e artesanal com energia sustentável

A empresa Anjos Sorvetes, localizada em Anchieta, é um exemplo de case que mostra que o investimento em energia sustentável traz resultados

Por Redação

5 mins de leitura

em 10 de maio de 2023, às 15h05

Foto: Divulgação

A empresa Anjos Sorvetes, localizada no município de Anchieta, é um exemplo de case que mostra que o investimento em energia sustentável traz resultados. Além do apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do financiamento obtido, o negócio também teve o incremento da utilização do Fundo de Aval para o município.

Tradicional e familiar, a empresa conta com 28 anos no mercado e começou com a iniciativa de Edma Maria Mulinari, professora aposentada que decidiu empreender e voltar ao ambiente escolar, mas de maneira diferente: dessa vez, fornecendo sorvetes de produção artesanal para a cantina de escolas. Com o decorrer dos anos, a demanda foi aumentando e se expandindo para outros estabelecimentos, mas a distribuição do sorvete para as escolas permanecia sendo o carro-chefe.

Shirlenio Mulinari Junior, filho de Edma Maria Mulinari e atual proprietário da Anjos Sorvetes, conta como foi a trajetória da empresa desde o início. “Em um determinado momento, foi necessário assumir a liderança da empresa. Então, foquei e me dediquei somente a isso. Me lembro que, logo no começo, trabalhávamos apenas com uma máquina, dois freezers e um funcionário, mas, com o passar do tempo, aprimoramos nossas receitas, criando um caderno próprio para essas receitas e começamos a pensar em expandir a distribuição dos sorvetes para estabelecimentos diversos”, disse.

Atuação durante a pandemia

Contudo, no período de início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em 2020, Shirlenio Mulinari e a esposa Angela Mulinari tiveram que se reinventar. Os sorvetes já estavam sendo distribuídos para diversos estabelecimentos, mas o fornecimento para escolas representava cerca de 70% da distribuição total, e, durante o cenário mais acentuado da pandemia, esse percentual foi afetado. A partir daí, as vendas focaram no delivery de açaí e eles passaram a fornecer os sorvetes também para padarias, mercearias e até mesmo drogarias.

Devido ao aumento da demanda e à necessidade de um local com estrutura suficiente, um importante passo foi dado para a expansão do negócio: a mudança da fábrica de picolé, que antes era sediada em uma casa, e passou a funcionar em uma construção própria, planejada para atender às necessidades específicas, como é o caso da instalação das placas fotovoltaicas, pensada desde o início da construção do novo espaço.

O investimento

Shirlenio Mulinari explicou que já existia o desejo de implementar energia solar na fábrica, mas ele só não sabia que viria tão rápido. “A pandemia surgiu logo no começo da construção, mas fomos dando prosseguimento à obra da maneira que podíamos. Um dos planos que já existia para a nova fábrica era a instalação de energia fotovoltaica e este plano saiu do papel mais rápido do que o esperado. Ficamos sabendo pelo diretor Marcos Kneip da possibilidade de usar o Fundo de Aval como garantia ao crédito e não demorou muito para andarmos com o processo de adesão. Foi por meio desse Fundo que conseguimos mais uma realização para o nosso negócio”, comemorou.

Angela Mulinari, parceira de Shirlenio Mulinari na família e nos negócios, contou que a decisão de investir neste tipo de geração de energia vem de dois fatores principais. O primeiro deles é que a energia era a maior despesa da empresa e o segundo se dá pelos valores próprios da Anjos Sorvetes de inovar com sustentabilidade. Um exemplo dessa busca pela produção sustentável é a própria fabricação do sorvete, que é, preferencialmente, feita com ingredientes próprios, desde o leite até as frutas cultivadas ali mesmo, no interior de Anchieta.

A respeito do apoio fornecido pelo Bandes, Angela Mulinari disse que pesquisaram várias opções de financiamento disponíveis no mercado e encontraram no banco de desenvolvimento capixaba a ajuda que precisavam para o investimento. “Foi o Bandes que nos apresentou ao Fundo de Aval. Tomamos conhecimento e hoje divulgamos para que outras pessoas possam conhecer essa alternativa, que é excelente para os empresários de Anchieta”, declarou a proprietária da empresa.

Os resultados da Anjos Sorvetes

Após as instalações das mais de 300 placas fotovoltaicas, os proprietários da Anjos Sorvetes afirmam estar muito satisfeitos com os resultados, alegando que o investimento foi positivo e superou as expectativas. “Além do benefício financeiro, a sustentabilidade é um ganho enorme com esse investimento. Estamos muito contentes com o resultado”, destacou Schirlenio Mulinari.

Um dos critérios adotados pelo Bandes dentro de sua estratégia de negócios para seleção das empresas é a adesão e a aderência à agenda ESG (sigla de Environmental, Social and Governance – ou, em português, ambiental, social e de governança). A Agenda ESG consiste em um conjunto de boas práticas que demonstram como a empresa está consciente em relação ao papel nos âmbitos social e ambiental. São negócios que aliam alta produtividade e sustentabilidade.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape