ads-geral-topo
Cidades

Audiência Pública destaca mais assistência para PCDs, em Cachoeiro

Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro realizou Audiência Pública para prestar contas de seu 1º Quadrimestre

Por Redação

3 mins de leitura

em 30 de maio de 2023, às 16h29

Foto: Patricia Pim/PMCI

Na manhã desta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro apresentou, em audiência pública, o relatório de atividades referentes ao exercício do primeiro quadrimestre de 2023.

No plenário da Câmara Municipal, Centro, o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, e sua equipe de gestão prestaram contas sobre as receitas e despesas da pasta, bem como pontuaram os avanços na rede municipal de atendimento básico durante o período.

Entre os destaques, está o fortalecimento da atenção ambulatorial especializada, com reforço nas equipes de atendimento e renovação de equipamentos da Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, como a contratação de três psicólogos, um médico ginecologista e a troca do aparelho de Raio-x, que passou de analógico para digital.

Além disso, importantes investimentos em infraestrutura foram iniciados, como a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Marbrasa e a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Gironda. 

Mais assistência para pessoas com deficiência e TEA

Outro avanço destacado foi o convênio que a Prefeitura celebrou com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município para garantir atendimento multiprofissional pós-alta aos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da entidade, localizada no bairro São Geraldo.

Graças à nova parceria, depois de terem alta da reabilitação, os usuários passaram a contar com o acompanhamento e os cuidados de uma equipe formada por profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

Reforço no combate à dengue

Durante a apresentação do relatório quadrimestral, a Semus ressaltou, também, o reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

Desde o mês de abril, o município passou a contar com termonebulizadores, equipamentos que, acoplados a veículos, pulverizam uma solução que elimina o inseto na fase adulta. A ação é complementar ao trabalho executado pelos agentes de endemias com bombas costais.

“Estamos empenhados em oferecer o melhor atendimento básico de saúde em Cachoeiro, e essas conquistas são fruto do trabalho dedicado de todos os setores envolvidos. Continuaremos buscando melhorias e avanços constantes para cuidar da saúde e bem-estar de nossa população”, destacou o secretário Alex Wingler.

Os dados apresentados na audiência podem ser conferidos na página da Semus no site da Prefeitura de Cachoeiro.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape