Cidades

Balcão de Empregos vai à comunidade quilombola de Monte Alegre no sábado (13)

Das 9h às 14h, na escola municipal da localidade, os moradores da região terão acesso a cadastro e encaminhamentos para vagas de trabalho

banner de propaganda do balcão de empregos
A ação será das 9h às 14h, na escola municipal da localidade Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro realizará uma edição especial do Balcão de Empregos, no sábado (13), Dia da Abolição da Escravatura. Para marcar essa data, de reflexão sobre a desigualdade racial, a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit) vai levar a ação à comunidade quilombola de Monte Alegre, no distrito de Pacotuba.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Das 9h às 14h, na escola municipal da localidade, os moradores da região terão acesso a cadastro e encaminhamentos para vagas de trabalho, bem como aos serviços de emissão e renovação da carteira de identidade (RG).

De acordo com a Semcit, a ação se enquadra nas políticas públicas afirmativas, que buscam promover a inclusão socioeconômica de populações historicamente privadas do acesso a oportunidades.

“Nessa importante data, vamos levar à comunidade oportunidades de inserção no mercado de trabalho e facilitar o acesso aos serviços de identificação”, salienta a secretária de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos de Cachoeiro, Luana Fonseca.

Documentação para atendimentos

Embora a população de Monte Alegre seja o foco da ação, moradores de outras regiões do município também podem buscar os atendimentos oferecidos.

Para o cadastro para as vagas de emprego, os interessados deverão comparecer munidos do seu CPF. O atendimento será por ordem de chegada.

Já para a emissão e renovação do RG, serão liberadas 120 senhas. Os interessados deverão levar foto 3×4 (recente, de frente, sem óculos ou boné, com cabelos para trás e com fundo branco) e os originais e cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento (para pessoas que nunca casaram) ou Certidão de Casamento (para pessoas que já casaram); CPF; e comprovante de residência.

Além disso, há documentos que podem ser incluídos no RG, e, para isso, também é necessário levá-los. São eles: cartão do SUS, CNH, CTPS, Título de eleitor, carteira profissional, certificado de reservista e tipo sanguíneo.

A Semcit ressalta que a primeira emissão do RG é gratuita para os desempregados, aqueles com renda até três salários mínimos comprovada, os que sofreram roubo ou furto (com a apresentação do boletim de ocorrência) e renovação de carteira provisória, desde que esteja dentro do prazo de 60 dias antes ou até 60 dias após a data de validade.